Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Leitão preside primeira sessão da Subcomissão que debate veto à cana-de-açucar

O deputado federal Nilson Leitão (PSDB) preside, nesta terça-feira, no plenário 6 da Câmara, a primeira reunião deliberativa da subcomissão destinada a acompanhar os problemas ligados à cana-de-açúcar, desde o plantio até a sua industrialização.

Nesta primeira reunião da Subcomissão serão votados requerimentos para a realização de audiências públicas que irão debater, com representantes do governo e dos setores envolvidos, o veto imposto para o plantio da cana no Mato Grosso e nos estados do Norte.

Como presidente, Nilson Leitão irá propor a elaboração de um dossiê com as conclusões obtidas no debate para apresentar ao governo as possíveis soluções para elucidar os problemas. “Não existe nenhum estudo técnico que justifique o veto à plantação da cana, o impedimento é meramente político. O produtor pode plantar soja, algodão, milho, mas não pode plantar cana. Qual que é o critério técnico disso?”, questiona.

Além da proibição, serão realizadas outras audiências para debater demais pontos polêmicos diretamente ligados aos produtores das regiões, como por exemplo, a vedação à concessão de crédito rural.

“Devido ao veto os produtores locais sofrem com a dificuldade em conseguir investimentos. Os bancos dificultam os financiamentos e acabam atrapalhando o desenvolvimento da região. É preciso que esses produtores tenham o livre arbítrio de escolher o que querem cultivar em suas terras!”, diz Leitão.

Compõem a comissão um presidente, um relator (Giovanni Queiroz/PDT-PA), um deputado representando cada estado envolvido - Mato Grosso, Acre, Amazônia, Rondônia, Roraima, Pará e Amapá - e demais parlamentares que tenham interesse, como o ex-ministro da agricultura, Reinhold Stephanes, e o deputado Abelardo Lupion, que já declaram sua participação.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet