Olhar Agro & Negócios

Domingo, 16 de junho de 2024

Notícias | Economia

mudanças

Lojas com mais de 20 anos buscam se reorganizar em meio à crise

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Lojas com mais de 20 anos buscam se reorganizar em meio à crise
Lojas com mais de 20 anos de mercado buscam se reorganizar em meio à crise e concorrência virtual, que nos últimos anos vem crescendo. Em Mato Grosso, principalmente em Cuiabá, diversos empreendimentos fecharam as portas nos últimos meses e aqueles que ainda sobrevivem procuram alternativas para se manter na ativa. A crise econômica no Brasil levou 8.719 empresas a fecharem as portas em Mato Grosso entre janeiro e 1º de setembro. O volume significa 1.438 empresas fechadas a mais que as 7.281 com atividades encerradas em igual período o ano passado.


Em Cuiabá é possível encontrar diversas placas de "aluga-se" e "vende-se" pelo comércio de rua. Até mesmo em shoppings é possível constatar o fechamento de lojas.

Leia mais:
Crise econômica eleva em cerca de 200% busca por placas de ‘vende-se ‘ e ‘aluga-se’

Em recente entrevista ao Agro Olhar o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL-Cuiabá), Célio Fernandes, comentou que o fechamento de lojas, principalmente na região central da Capital mato-grossense decorre principalmente ao fato de uma única unidade, o que acaba levando ao proprietário a ter limitações. “A crise afetou todo mundo. Algumas empresas conseguiram se manter, mas muitas estão tendo que se reinventar”.

Fundado em 1975, com um pequena loja de calçados de apenas 16m² em Várzea Grande, o Grupo Calcenter, que detém as marcas Gabriela e Studio Z, é um dos empreendimentos que passa por reestruturação em meio a situação pela qual o país passa. Recentemente, o grupo fechou uma unidade das lojas Gabriela localizada na avenida Getúlio Vargas em Cuiabá, vindo a surpreender a população. Segundo o Grupo Calcenter, o fechamento da unidade faz parte de um plano de reestruturação da empresa.

"Nós estamos readequando e reposicionando algumas lojas da marca premium. Mas o nosso objetivo é apenas oferecer o melhor aos nossos consumidores. Nosso relacionamento com o Mato Grosso continua forte. Afinal, tudo que estamos fazendo também é por eles", pontua o proprietário do grupo, Mário Zanatta.

Hoje, o Grupo Calcenter possui mais de 100 lojas espalhadas em 10 Estados e conta com aproximadamente 2,1 mil colaboradores. Somente em Mato Grosso, entre Gabriela e Studio Z, são 17 lojas.

O Grupo afirmou ao Agro Olhar que nenhuma loja da Studio Z será fechada neste ano em todo o país. No que tange a Gabriela nenhuma nova mudança é prevista para 2016. A empresa ressalta ainda que em 2015 foram reformadas duas lojas da Studio Z e uma da Gabriela, enquanto uma nova loja de cada marca foi aberta.

"Como toda mudança, essas também podem causar algum estranhamento inicial. Mas os resultados serão bastante positivos para o consumidor", garante Zanatta.

A recessão econômica pela qual o país passa, e consequentemente afeta Mato Grosso, vem afetando diversos segmentos, como o Agro Olhar já ressaltou, desde comércio até mesmo o agropecuário e agronegócio. Em Cuiabá, estabelecimentos comerciais com cerca de 30 anos fecharam recentemente as portas, como é o caso do Duca’s 7 e do Chorinho, bem como o Strike Boliche e hotéis, Slaviero (Cuiabá) e Mangabeiras (Várzea Grande).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet