Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Logística

passará por Cuiabá

Taques articula com a Cosan expansão da Ferronorte até o Norte de Mato Grosso

Foto: Rafaella Zanol - Gcom/MT

Taques articula com a Cosan expansão da Ferronorte até o Norte de Mato Grosso
A expansão da Ferronorte até a região Norte de Mato Grosso voltou a ser discutida pelo Governo do Estado. A ampliação dos trilhos, passando por Cuiabá, foi tratada pelo governador Pedro Taques e pelo presidente do Grupo Cosan, Marcos Lutz, em novo encontro em São Paulo (SP) nesta sexta-feira, 28 de outubro. Essa foi à terceira vez em 2016 que Taques reuniu-se com executivos da Cosan para tratar do traçado. Na ocasião Lutz sinalizou que irá analisar os estudos do traçado levando em consideração o pleito do Poder Executivo mato-grossense.

A Ferronorte chegou a Rondonópolis com seu terminal intermodal de cargas em setembro de 2013, cuja inauguração contou com a então presidente Dilma Rousseff. Além de Rondonópolis, outros três terminais compõe a Ferronorte, que é a única ferrovia de Mato Grosso: Alto Taquari, Alto Araguaia e Itiquira.

Leia mais:
Ferrogrão será colocada em licitação, revela Blairo Maggi; modal custará R$ 10 bi

Hoje, a malha ferroviária de Santos a Rondonópolis transporta aproximadamente 30 milhões de toneladas de produção, principalmente de grãos. A previsão com a expansão da malha ferroviária da Ferronorte até o Norte do estado é que chegue a 75 milhões de toneladas o volume transportado através dos trilhos.

"Vamos estudar as alternativas para atender o pedido do governador em expandir o ramal para Cuiabá. Vemos muito valor naquela região e vamos seguir trabalhando junto com o Governo de Mato Grosso para dar continuidade ao projeto de expansão da ferrovia", afirmou o diretor presidente da Cosan, concessionária da Ferronorte, Marcos Lutz.

O encontro em São Paulo na sexta-feira foi o terceiro de 2016 entre o Governo de Mato Grosso e o Grupo Cosan. Conforme informações do Executivo Estadual, em maio representantes da Cosan estiveram em Cuiabá para tratar do andamento do projeto de expansão do ramal da ferrovia.

Segundo o Governo do Estado, o Executivo Estadual irá auxiliar a Cosan no que for necessário para concretizar a expansão dos trilhos em Mato Grosso.

"O povo cuiabano espera pela concretização deste projeto há décadas. E ele certamente trará benefícios econômicos para o Estado e para a região do Vale do Rio Cuiabá. Cabe a mim como governador criar condições e ambiente negocial favorável pra que o projeto avance com mais celeridade. Somos entusiastas e colaboradores deste projeto", declarou Taques ao lembrar que os trilhos são aguardados em Cuiabá desde a década de 1970.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet