Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Economia

Leão na área

Impostos chegam a abocanhar quase 80% do valor dos presentes e ceia de Natal

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Impostos chegam a abocanhar quase 80% do valor dos presentes e ceia de Natal
Os impostos irão pesar na ceia de Natal e na troca de presentes neste ano. Os tributos podem chegar a 78,99% do preço de itens como perfume importado e 72,18% no caso do videogame. Já entre os itens da ceia de Natal o leão deve abocanhar 29,32% do preço do peru, chester e do pernil.

Os números "amargos" que o Papai Noel deve trazer para o bolso foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). A tributação recolhida será destinada aos cofres públicos, nos âmbitos federal, estadual e municipal.

Leia mais:
Unishop aposta no 13º salário para alavancar as vendas de natal

No que diz respeito à ceia de Natal os 29,32% abocanhados do preço do peru, chester e do pernil podem ser considerados leves diante a carga tributária verificada no champagne ou o espumante (59,49%), panetone (34,63%) e nozes (36,45%).

O IBPT mostra ainda que a presença dos impostos embutidos nos preços dos produtos mais consumidos é ainda maior nos presentes, como é o caso dos itens de beleza, mais precisamente o perfume importado com 78,99% de carga tributária no seu valor e a maquiagem importada de 69,53%.

Os eletrônicos, considerados os queridinhos do momento, chegam a atingir a margem de até 72,18% no caso do videogame, 39,12% no preço do Ipad e 33,80% do preço do telefone celular. Os brinquedos não ficam para traz com uma média de 39,70%.

“A alta carga tributária, principalmente a decorrente dos tributos sobre o consumo, incidem sobre as vendas das empresas e são repassadas para o preço das mercadorias e serviços, fazendo com que o valor final fique mais caro e portanto, menos acessível ao consumidor final”, pontua o presidente executivo do IBPT, João Eloi Olenike. Ele salienta ainda que a alta carga tributária prejudica os brasileiros e os impedem de comprar mais e melhor.

Decoração não fica atrás

Se a ceia e os presentes de Natal pesam no bolso dos consumidores com seus altos impostos, a decoração também não fica para trás. A mordida do leão na árvore de Natal é de 39,23%, segundo o IBPT, enquanto os enfeites e o presépio são tributados em 48,02% e 35,93%.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet