Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Economia

mais investimentos

Desenvolve MT mantém micro-crédito, mas expande foco para grandes investidores

06 Mar 2017 - 15:57

Da Redação – Viviane Petroli/Ronaldo Pacheco

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Desenvolve MT mantém micro-crédito, mas expande foco para grandes investidores
Mantendo o caráter de agência de fomento de micro-crédito e crédito para pequenos negócios, a Agência Desenvolve MT tem expandido seu foco buscado atrair grandes investidores para o Estado, como no caso da mineração.  A Desenvolve MT segue o exemplo de agências de desenvolvimento de estados como São Paulo, Bahia e Minas Gerais.
 
“O que era apenas uma agência de [micro] fomento se transformou em uma grande agência de desenvolvimento”, observa o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomczyk.

Leia mais:
Missão comercial espera atrair R$ 500 mi em investimentos de canadenses na mineração de Mato Grosso
 
MT Fomento passa a se chamar Desenvolve MT e visa atração de novos investimentos


A Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (MT Fomento) passou a se chamar Desenvolve MT em dezembro do ano passado, após o governador Pedro Taques sancionar a Lei Complementar 581/2016 que altera a denominação e composição da agência, que visa à prospecção e atração de novos investimentos, bem como a participação em investimentos e apresentação das potencialidades do Estado em feiras e eventos de negócios.
 
“Na realidade foi uma transformação da MT Fomento. A Desenvolve MT mantém ainda um caráter de fomento de micro-crédito e crédito voltado para o pequeno negócio, mas com um leque muito maior agora. Um leque de divulgação dos potenciais econômicos de Mato Grosso, um leque de intermediação de negócios e atração de investimentos”, pontua Tomczyk.
 
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, durante entrevista ao Agro Olhar, o grande minerador, por exemplo, poderá buscar linhas de crédito internacional com apoio da Desenvolve MT, tanto que um grupo de 35 pessoas, incluindo empresários, encontra-se desde o final de semana em Toronto, no Canadá, onde participam da Prospectors and Developers Association of Canada (PDAC), a maior feira ligada ao setor da mineração.
 
A expectativa, como o Agro Olhar já comentou, é atrair para Mato Grosso R$ 500 milhões em investimentos na área de mineração, com a feira. A perspectiva de empresários do setor é que haja uma interação com novos parceiros que proporcione a entrada de novas tecnologias no mercado de extração de minerais, como é o caso do ouro.
 
“Nossa missão é transformar o potencial mineral de Mato Grosso em efetivo, Transformar a exploração em geração de emprego, em desenvolvimento e para isso a gente precisa de tecnologia e recursos e é com essa missão que nós fomos ao Canadá, ou seja, mostrar o nosso potencial e conversar com quem mais entende no mundo em mineração que são os canadenses”, diz Tomczyk.
 
Além da tecnologia para se ter uma maior eficiência na exploração de minerais, Mato Grosso quer também atrair a industrialização dos mesmos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet