Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Economia

Por mais investimentos

Sinop registra abertura de mais de mil empresas em 2017 e Prefeitura busca desburocratizar processos

Foto: Reprodução

Sinop registra abertura de mais de mil empresas em 2017 e Prefeitura busca desburocratizar processos
De janeiro a setembro deste ano mais de 1.100 novas empresas iniciaram suas atividades em Sinop (420 km de Cuiabá). O crescimento é de 10.6% em comparação no mesmo período do ano passado, quando foram registradas 996 aberturas, segundo levantamento feito pelo setor de Tributação da Prefeitura do município.Diante dos números, a gestão busca maneiras para facilitar a criação de novos empreendimentos e estimular os investimentos na região.

Leia mais:
Programa de privatização estimado em R$1,5 bi irá oferecer rodovias de MT no exterior

O estudo aponta que nos primeiros nove meses deste ano, 166 empresas encerraram suas atividades e 81 as suspenderam temporariamente. Em 2016, 213 investimentos "fecharam as portas" e 76 suspenderam de forma temporária. O aumento discreto segue a tendência de outros empreendimentos pelo país, que começa a se recuperar da crise econômica que o atingiu mais severamente no último ano.

Assim, para facilitar o atendimento aos contribuintes, com menos burocracia e mais agilidade, a Prefeitura de Sinop iniciou a implantação de um sistema web, onde os processos realizados pelos contadores, como abertura de empresas, emissão de boletos ou pedidos de viabilidade, passarão a ser feitos via online.

Segundo a diretora de Tributação, Marcia Hernandorena, o novo sistema deve estar implantado em até 60 dias. "Foram feitas mudanças para facilitar a vida do contribuinte. São algumas alterações de sistemas e o Sistema Tributário vai virar web, processos físicos passarão a ser eletrônicos". A esta novidade soma-se a implantação do sistema da Junta Comercial do Estado (Jucemat), o Redesim.  

Depois de instalado ele permitirá o funcionamento imediato das empresas que atuem em áreas não consideradas de alto risco.  “Hoje a documentação física deve ser entregue no município. Com a RedeSim não será preciso mais entregar cópia da documentação na Prefeitura. Será tudo web e a documentação física ficará na Jucemat", explicou a diretora. 

De acordo com a administração, para a adoção da RedeSim a Prefeitura já fez as alterações necessárias no código tributário, estabeleceu convênio e, há três meses, aguarda a instalação efetiva que deve ser feita pelo Governo do Estado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet