Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Geral

Ministro da Agricultura destaca participação dos servidores na regionalização

Representantes da Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário (DPDAG), nas superintendências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), se reuniram nesta terça-feira, dia 04 de dezembro, em Brasília, para reunião de balanço das atividades do ano e projetar 2013. O encontro foi no auditório do Inmet e teve as presenças do ministro Mendes Ribeiro Filho e do secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha.

Mendes Ribeiro enfatizou a importância dos servidores nas respectivas regionais para a implementação das políticas públicas do Governo. Segundo o ministro, por meio de uma ação conjunta e participativa entre os órgãos do Mapa será possível chegar mais próximo do produtor rural. “A regionalização das ações vem para aperfeiçoar a atuação do ministério e responder de forma mais rápida e eficiente as necessidades específicas de cada região”, salientou, durante pronunciamento, na abertura da reunião de trabalho.

Estratégias de ação dos DPDAGS

Para o secretário da SDC, Caio Rocha, os DPDAGS têm papel fundamental no fomento agrícola brasileiro. Por isso, a necessidade de reunir os servidores para conhecer as realidades locais e suas dificuldades. Segundo Rocha, a partir do momento em que se identifica as debilidades será possível planejar ações pontuais e projetar outras de médio e longo prazo. “Precisamos estabelecer um canal de comunicação dos DPDAGS com o ministério para podermos avançar na implantação e execução das políticas agrícolas voltadas ao produtor rural e à produção de alimentos”, destacou Rocha.

Os representantes das 27 regiões do Brasil, mais o Distrito Federal, assistiram palestras e conheceram em detalhes algumas ações do Mapa, entre elas o Projeto de Regionalização, a nova metodologia do Plano Operativo Anual, além de saber um pouco mais de como se dá a operacionalização de recursos. Chefes de setores da SDC, por exemplo, também explicaram o funcionamento de projetos importantes e que o Mapa tem interesse em difundi-los nas regiões, como a Agricultura de Precisão, as ações de Irrigação e Armazenagem, e os planos ABC e Fertiliza Brasil.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet