Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Economia

FORÇA DO AGRO

Seis municípios de Mato Grosso estão com alto grau de desenvolvimento, diz Firjan

Foto: Reprodução

Sorriso lidera desenvolvimento de Mato Grosso

Sorriso lidera desenvolvimento de Mato Grosso

Mato Grosso tem seis municípios com alto grau de desenvolvimento, de acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) divulgado esta semana. Sorriso (412 km de Cuiabá), a “Capital Nacional do Agronegócio”, está no topo da lista dos municípios mato-grossenses que estão “a todo o vapor”.

A lista completa do “Top 10” no quesito desenvolvimento, de acordo com o índice Firjan, é composta pelas seguintes cidades - na ordem decrescente pelas notas obtidas na pesquisa: Sorriso, Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde, Cuiabá, Alto Taquari e Nova Mutum – consideradas com alto grau de desenvolvimento; e Campo Novo do Parecis, Sapezal, Rondonópolis e Sinop classificadas com desenvolvimento moderado.

O prefeito de Sorriso, Clomir Bedin, o “Chicão”, comentou a excelente colocação na entrevista coletiva concedida na manhã desta terça-feira hoje.

“Em um índice que varia de 0 a 1, Sorriso alcançou 0,84, mostrando que lideramos um grupo muito seleto composto por cidades com alto grau de desenvolvimento”, comemorou, salientando que Sorriso deve se manter na liderança. “Este estudo teve com base dados de 2010 e, como sabemos que o ano de 2011 teve números melhores, certamente Sorriso manterá essa marca”.

Conforme a Firjan, em Mato Grosso, a maioria - 117 de 141 – dos municípios apresenta grau de desenvolvimento moderado, com notas de 0,6001 a 0,8, enquanto seis cidades têm alto grau desenvolvimento, obtendo números entre 0,8001 a 1 no índice.

Com periodicidade anual, recorte municipal e abrangência nacional, o IFDM considera três áreas de desenvolvimento - Emprego & Renda, Educação e Saúde - e utiliza-se de estatísticas oficiais divulgadas pelos Ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. Em 2012, os dados oficiais mais recentes disponíveis são de 2010, o que possibilitou uma análise detalhada das transformações sociais que marcaram o Brasil na primeira década dos anos 2000.

O estudo começou em 2008, comparando os anos de 2005 e 2000, e permite determinar com precisão se a melhora ocorrida em determinado município foi decorrente de medidas políticas ou apenas reflexo da queda de outro município.

Na atual lista dos dez maiores IFDMs do estado de Mato Grosso, em comparação com a lista anterior, Sorriso assumiu a liderança, apesar do recuo de 0,5% em relação a 2009. Os três novos integrantes de 2010 são os municípios de Nova Mutum (cresceu 5% e foi para 6° colocação); Sapezal (avançou 4% e ocupou a 8ª posição) e Sinop (em 10ª com variação positiva de 3,3%).

Todos os três municípios ganharam posições impulsionados por bons desempenhos na vertente Emprego & Renda e, em menor escala, Educação. A capital Cuiabá subiu duas posições no ranking das capitais, assumindo a 11ª colocação, além de apresentar alto desenvolvimento.

Na análise da década, entre 2000 e 2010, é importante destacar os municípios que mais avançaram em termos socioeconômicos, dentre eles, Cuiabá e Sorriso, que entraram no seleto rol dos municípios com alto desenvolvimento. Em comum, esses municípios apresentaram forte evolução do IFDM Emprego & Renda.

Com informações da Firjan e da Prefeitura de Sorriso

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet