Olhar Agro & Negócios

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

"From China to Brazil" é tema de palestra na UFMT

Ontem, às 19h, no Auditório da Faculdade de Economia e Ciências Contábeis (FAeCC) foi realizada a palestra “From China toBrazil – The Link of Agricultural Business (Da China para o Brasil – O Link do Agronegócio)”, ministrada pelo professor Lin Tan. Em sua terceira visita ao Estado, Lin - doutor em Economia Agrícola e funcionário da Hopefull Group, a maior empresa privada de beneficiamento de soja na China - apresentou um breve panorama da agricultura de soja em seu país e sua relação econômica com o Brasil.


A iniciativa foi da Secretaria de Relações Internacionais (Secri) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em parceria com a Associação dos Produtores de Milho e Soja de Mato Grosso (Aprosoja).
Lin declarou que veio até Cuiabá para compartilhar suas experiências, tanto de viagens ao redor do mundo, como do seu trabalho com diferentes culturas de soja. E lembrou que é frequente o intercâmbio de professores entre o Brasil e a China, tendo ele mesmo assistido a palestras e levado professores daqui para conferências nas Universidades em que trabalha.

Segundo Lin Tan, a China, apesar de ser o país originário da soja e de sua alta produção nacional, não consegue abastecer todo o país devido ao grande número populacional e ao alto consumo desse produto pelo provo chinês. Como resultado, a China é o maior consumidor de soja do mundo e, sendo o Brasil o maior exportador de soja para China, há o interesse mútuo entre estes dois países.

Tendo como foco principal Mato Grosso, responsável por 30% da produção nacional, Lin também comentou os fatores que poderão influenciar no preço da soja em 2013: condições climáticas do Brasil e da Argentina; produção de soja nos Estados Unidos da Américas; a demanda chinesa; economia global; preço do dólar; preço do ouro; problemas políticos no Egito e o conflito entre Israel e Palestina.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet