Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

Safra de verão poderá ser 30% maior no Rio Grande do Sul

Com um crescimento de 30,3% em relação à safra passada, prejudicada pela seca, a colheita de grãos no Rio Grande do Sul está estimada em 27,23 milhões de toneladas para o período 2012/2013. É o que indica o terceiro levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgado na manhã desta quinta-feira.


No ano passado, o volume colhido no Rio Grande do Sul chegou a 20,89 milhões de toneladas. A soja continua como destaque, com uma previsão de produção recorde de 11,95 milhões de toneladas, acima das 11,62 milhões de toneladas colhidas em 2010/2011.

No mesmo período do ano passado, sob os efeitos da estiagem, o levantamento já desenhava um cenário pessimista, com uma colheita de 9,95 milhões de toneladas, depois confirmada pela quebra que reduziu a safra para 6,52 milhões de toneladas de soja no Rio Grande do Sul.

Segundo o superintendente da Conab no Estado, Glauto Melo, este levantamento começa a definir melhor o que deve ser a safra, uma vez que boa parte das culturas de verão já foram plantadas.

— Tivemos um período de 15 dias sem chuva que trouxe uma apreensão aos produtores, mas logo depois a situação se normalizou, beneficiando as regiões produtoras. Isso, juntamente com os bons preços, contribuiu para a manutenção do otimismo do agricultor — salienta Melo.

Também devastada pela seca, a cultura do milho deve se recuperar nesta safra. A produção do grão deve chegar a 4,84 milhões de toneladas. O arroz deve manter uma produção parecida com a do ano anterior, com colheita estimada em 7,88 milhões de toneladas.

O levantamento da Conab, no entanto, confirma as perdas nas lavouras de trigo. A produção total do cereal será de 1,99 milhão de toneladas, quebra de 27,4% em relação à safra do ano passado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet