Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Colheita de Soja

Acidentes no campo afetam o fornecimento de energia de 64,5 mil imóveis em 2022 no MT

Foto: Assessoria

Acidentes no campo afetam o fornecimento de energia de 64,5 mil imóveis em 2022 no MT
Em 2022, acidentes com máquinas e veículos de carga afetaram o fornecimento de energia a 64,5 mil imóveis. Com previsão de uma produção ainda maior neste ano, Energisa pede atenção de produtores neste início de colheita de Soja e plantio na segunda safra.

Leia também
Energisa oferta condições especiais para clientes em débito; Descontos podem chegar em 50%
O início da colheita da soja em Mato Grosso mostra também a importância da prevenção contra acidentes durante a operação. O estado é o primeiro a plantar e colher o grão e deve ter uma nova safra recorde atingindo uma área de 11,8 milhões de hectares. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a previsão é de uma produção de 41,46 milhões de toneladas nesta temporada, alta de 1,4% sobre o ciclo anterior.

O coordenador de saúde e segurança da Energisa Mato Grosso, Heitor Galdino, explica que muitas dessas áreas de soja são cortadas por redes de energia, com o grão plantado no pé de postes e torres, há uma necessidade ainda maior de atenção quanto a segurança: “O ideal é que o produtor plante a soja respeitando um limite de distância de sete a dez metros, garantindo uma faixa de segurança em torno do poste. Que é uma margem de distância segura para passagem das máquinas. Se isso já não aconteceu, é importante planejar bem o trajeto das colheitadeiras", comenta Heitor. 

O especialista em segurança alerta ainda que muitas vezes quando a rota é programada via GPS, ela não leva em conta as redes de energia na área plantada. Então o condutor precisa ficar atento também para intervir se for necessário. "E se a máquina porventura tocar num fio. O que fazer? Nessa hora o condutor tem que ficar calmo. Não sair da máquina e tentar retornar lentamente para que a colheitadeira não esteja mais em contato com o fio", explicou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet