Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

Pecuária

Integração "lavoura e pecuária" ainda carece de conhecimento por parte dos produtores

08 Jan 2013 - 09:50

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Thalita Araújo

Área de lavoura em Campo Verde que recebe gado durante o vazio sanitário da soja

Área de lavoura em Campo Verde que recebe gado durante o vazio sanitário da soja

A falta de conhecimento dos produtores sobre as técnicas de Integração Lavoura Pecuária (ILP) ainda é um dos pontos que se destacam na atividade e fazem com que ela caminhe ainda a passos lentos em Mato Grosso, apesar de não ser uma prática recente.


A análise é fruto de rodadas de discussões entre pecuaristas e acadêmicos da área, por iniciativa da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), que geraram a publicação “Diretrizes para o desenvolvimento da pecuária de corte de Mato Grosso”.

Segundo o estudo, o obstáculo constituído pela falta de conhecimento é um problema destacável, no entanto, reunidos esforços, seria algo fácil de ser resolvido, com a disseminação de informações através de palestras, whorkshops, dias de campo e assistência técnica especializada.

Outra barreira que, segundo o levantamento, tem se configurado como empecilho para a expansão da atividade é o investimento inicial necessário para adequação, seja de área de pecuária para receber lavouras, seja de área de lavouras para receber gado.

Este ponto é visto como um dos maiores entraves para que o produtor tenha interesse em buscar informações e alternativas para desenvolver a ILP. No entanto, a solução apontada é procurar linhas de crédito para financiamentos, as quais oferecem algumas opções.

“Quando a ILP é tratada no sentido de o pecuarista ser o agente desta integração, surge a barreira caracterizada como ‘tradicionalismo’”, consta do estudo.

Para este problema, a solução apontada é a promoção de eventos que demonstrem aos pecuaristas as vantagens da terminação de gado de corte em integração lavoura pecuária, especialmente diante da possibilidade de recuperação de pastagens degradadas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet