Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Geral

Boas Novas

Redução de juros beneficia pequenos produtores rurais e fortalece política em MT

09 Jan 2013 - 08:53

Rodrigo Maciel Meloni - Especial para o Olhar Direto

Redução de juros beneficia pequenos produtores rurais e fortalece política em MT
O anúncio feito pelo governo federal a respeito da redução dos juros nas linhas de crédito abertas para Famílias Rurais na Extrema Pobreza e Jovens Mulheres Rurais, impactou positivamente na política adotada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf).


A avaliação é do gestor da pasta, Jilson Francisco da Silva, ao dizer que o órgão estadual – entre outras ações, criou uma superintendência voltada exclusivamente para este público: a de Apoio a Políticas para Jovens e Mulheres Rurais.

“A proposta de Mato Grosso está focada em promover a inserção destas famílias por meio destas linhas de crédito, tanto que estávamos trabalhando internamente neste sentido antes mesmo do governo federal anunciar a redução de juros”, diz Jilson da Silva.

As linhas de crédito, obtidas junto ao Banco do Brasil, devem ser pleiteadas pelas famílias cadastradas junto ao gestor das linhas: a Sedraf. “O Plano Nacional de Crédito Fundiário trouxe algumas mudanças, buscando fortalecer a linha de crédito de programas como o Combate à Pobreza Rural (CPR)”, explica o secretário.

Para as famílias cadastradas como de Extrema Pobreza, a redução nos juros foi de d2% para 0,5%. Jovens e Mulheres Rurais pagarão no máximo 1% de juros; nas condições normais queda de a queda foi de 5% para até 2%.

O prazo de pagamento foi ampliado em três anos: dos 17 atuais para 20 anos. Jilson Francisco da Silva informa ainda que Sedraf e Ministério do Desenvolvimento Agrário estão em procedimento de readequação de contrato.

“Estamos readequando acordo de cooperação técnica entre as partes, e dentro de 30 dias já teremos resolvido esta questão”, afirma o gestor.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet