Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

FÓRUM DO FUTURO

Carência de logística atrapalha desenvolvimento sustentável da região, diz ex-ministro

Foto: Reprodução / Famato

Ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli

Ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli

A falta de logística é o principal entrave para a aceleração do crescimento socioeconômico da Região Centro-Oeste. A avaliação é do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, mentor do "Fórum do Futuro - Propostas para o Desenvolvimento Sustentável”, entidade que se coloca a debater questões estratégicas do país, como o agronegócio.


“Temos que chamar a atenção para os fatos reais, e a logística é o problema mais angustiante e o maior gargalo do Centro-Oeste”, afirma.

Fundo de R$ 1,4 bi incentivará produção de trilhos para ferrovias
'Logística trava' e postos de Mato Grosso podem ficar sem combustíveis

Além da melhoria da infraestrutura de transporte rodoviário, ferroviário e fluvial, Paolinelli enfatiza a necessidade de buscar solução para outro problema logístico do Centro-Oeste: o armazenamento. O aumento da capacidade de estocagem é fundamental, assinalou, para a produção agrícola da região.

“A ampliação das unidades de armazenamento depende de uma decisão política e empresarial”, aponta.

Paolinelli participou ao lado do ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, do seminário “Centro-Oeste, Tempo 3, bases para o planejamento estratégico do desenvolvimento sustentável”, ocorrido em Brasília no final de 2012, no qual especialistas e pesquisadores das áreas de desenvolvimento sustentável e agricultura analisaram os cenários e os desafios da região.

De acordo com Paolinelli, as federações de empresários dos setores de agricultura, indústria e comércio do Distrito Federal, de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul encomendaram um estudo sobre a situação da logística para escoamento e armazenamento da produção no Centro-Oeste. O estudo fará o diagnóstico da realidade regional e apresentará sugestões para mudá-la. A análise do cenário da região deverá ser divulgada no primeiro semestre de 2013.

“Precisamos de uma estratégia local e global para que o Centro-Oeste dê um salto no desenvolvimento sustentável”,acrescentou Roberto Rodrigues.

Segundo ele, essa estratégia passa por cinco pontos: logística e infraestrutura, política de renda, política comercial, tecnologia e governança, envolvendo os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

O seminário foi promovido pelo “Fórum do Futuro” – entidade voltada à reflexão de questões estratégicas –, pela Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e pela Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape), com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Banco do Brasil. Segundo o superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado, o encontro serviu para discutir os caminhos do desenvolvimento sustentável do Centro-Oeste e buscar metas para alcançá-lo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet