Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

Resolução

Estado vai passar gestão do Centro de Comercialização da Agricultura para cooperativa

11 Jan 2013 - 14:59

Rodrigo Maciel Meloni - Especial para o Olhar Direto

Foto: Olhar Direto

Jilson preside reunião que resultou na criação da Cooperativa Central

Jilson preside reunião que resultou na criação da Cooperativa Central

Em seu último ato como secretário Adjunto da Agricultura Familiar, Jilson Francisco da Silva passou a gestão e a estrutura da Central de Abastecimento da Agricultura Familiar para um grupo de cooperativas. “A gestão do centro não se consolidou devido à burocracia administrativa, este motivo nos levou a passar o comando do centro para ser gerido em caráter privado”, diz Jilson, que foi exonerado do cargo nesta sexta-feira (11).


Mais de 10 produtos da Agricultura Familiar ganham desconto para financiamento

Selo da agricultura familiar conquista consumidores

Segundo o ex-gestor, a ação visa dar celeridade ao trabalho que será desenvolvido por quatro cooperativas, que hoje pela manhã firmaram acordo, durante reunião realizada no Centro de Abastecimento, para integrar a recém-criada Cooperativa Central de Comercialização da Produção da Agricultura Familiar.

A fusão das quatro cooperativas em uma tem por objetivo principal beneficiar as 800 famílias que sobrevivem do trabalho que realizam dentro destas associações. “O Governo do Estado se comprometeu a ajudar a cooperativa com eventuais custos e manutenção”, informa Jilson.

Duas ações promovidas pelo Governo Estadual, por meio de programas da União, já tem beneficiado estas 800 famílias. “Fechamos contrato com a Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, vigente por um ano, para entrega de alimentos a entidades carentes em Cuiabá e Várzea Grande”, conta o ex-secretário. O Programa de Aquisição de Alimentos – PAA possibilitou a celebração do contrato. 160 entidades filantrópicas são beneficiadas pelo acordo.

Outro programa que tem dado sustentação ao Centro de Abastecimento é o programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, que possibilita atender aproximadamente 40 mil alunos das redes municipal e estadual de Cuiabá e Várzea Grande. “O PNAE viabiliza renda anula de R$ 21 mil por família”, diz Jilson.

A direção das escolas, em conjunto com os alunos, define o cardápio. Baseada nas informações, a Cooperativa entrega os alimentos listados uma vez por semana em cada unidade escolar. “Temos um potencial enorme de crescimento, pois são 400 mil alunos nas redes municipal e estadual; caso atingimos essa demanda na totalidade beneficiaríamos cerca de 8 mil famílias”, complementa Jilson Francisco.

Custo Operacional

O Centro de Abastecimento tem um custo operacional anual de 500 a 600 mil reais. Este ano a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar realizou emenda ao Orçamento Estadual, aumentado o teto do custo do centro para R$ 3 milhões já para 2013.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet