Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

Plantio

Algodão em MT atingiu cerca de 40% da área a ser cultivada

Foto: Arquivo CCom

Aréa cultivada em MT já atingiu 40%

Aréa cultivada em MT já atingiu 40%

Estimativa da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA) aponta que produtores de Mato Grosso já plantaram cerca de 40 % do total da área a ser cultivada do algodão de 1ª safra. O número representa 190 mil hectares de um total de 480 mil ha a ser plantado. Em 2012 a área cultivada foi de aproximadamente 720 mil ha.


Mercado de algodão nas mãos da China
Brasil e EUA conversam na próxima semana sobre subsídios do algodão
Relatório do Isac mostra que compras chinesas seguram preço do algodão

A tendência é que se confirme a previsão inicial de redução de até 35% na área de plantio. A tomada da decisão estratégica do produtor se deve ao quadro de altos estoques mundiais de pluma, acrescido de preços menores no mercado interno e externo.

“O produtor mato-grossense tomou a decisão estratégica de reduzir sua área de plantio e investir mais em outras culturas – como soja e milho – que estão com a demanda mais aquecida”, afirma Milton Garbugio, presidente da AMPA.

Conforme informação da assessoria da AMPA, os produtores mato-grossenses que plantaram a soja precoce já iniciaram o plantio de algodão de 2ª safra, que deverá ter uma área de cerca de 270 mil – 80 mil há superior à da área de 1ª safra. Tanto o algodão de 1ª safra quanto o de 2ª safra deverão ser colhidos à mesma época (final de julho/agosto).

Levantamento
O coordenador de equipe de Assessores Técnicos Regionais – ATRs, Renato Tachinardi, diz que o clima de modo geral está favorecendo o plantio do algodão. Embora as chuvas estejam irregulares, ainda há muita umidade no solo.

“O importante para nós, produtores mato-grossenses, é não perder o foco na qualidade da fibra e continuar atendendo bem a clientela já conquistada, seja ela a indústria têxtil nacional ou os compradores estrangeiros”, comenta Garbugio.

ATRs são o pessoal de campo responsáveis por percorrer as propriedades dos sete Núcleos Regionais de MT.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet