Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

EXPECTATIVA EM RELAÇÃO AO CONSUMO

Preços do frango vivo em janeiro retornam aos níveis do início de dezembro

Foto: Reprodução

Preços do frango vivo em janeiro retornam aos níveis do início de dezembro
O preço do frango vivo retornou em janeiro ao mesmo patamar dos primeiros dias de dezembro de 2012. Isto, entretanto, não deixa de ser um fato normal para a época do ano, período em que diminuem os consumidores habituais (devido às férias de parte da população com, inclusive redução das atividades econômicas e, portanto, queda de consumo por parte dos chamados “restaurantes industriais”). Sem sem contar que o consumidor em atividade se encontra endividado e financeiramente compromissado com IPVAs, IPTUs, matrículas e material escolares, etc.

Menor disponibilidade faz carne de frango iniciar 2013 com alta nos preços

De acordo com o Avisite, janeiro não é mês em que se depositem muitas expectativas. A menos que a oferta seja contida e esteja, senão equilibrada, ao menos mais condizente com o consumo do momento.

Pois, aparentemente, é isso que está ocorrendo, e não chega a surpreender. Afinal, o frango que começa a chegar ao mercado neste instante é proveniente de pintos cuja incubação foi iniciada ainda em novembro, em momento em que o mercado do frango vivo ainda não sinalizava o dinamismo que viria alcançar no mês seguinte. E isso leva a supor que não houve aumento de produção em relação ao mês anterior, quando o volume produzido não chegou a 485 milhões de cabeças.

A despeito da estabilidade na produção, é impossível contar com a estabilidade de preços, já que o consumo é menor. Assim, a probabilidade de novos recuos não deve ser afastada.

O que parece afastado, aqui, é o risco de repetir-se o comportamento observado em janeiro de 2012, mês em que o frango vivo chegou a registrar queda, em 30 dias, de mais 30%, índice que representou perdas médias superiores a 1% ao dia. Também, pudera, a oferta interna daquele mês permanece, até agora, como recorde absoluto do setor. E quebrar o recorde de oferta logo no primeiro mês, o de menor consumo do ano, é um convite a sucessivos meses de crise.

A crise enfrentada pelo setor no ano que passou foi fabricada pelo próprio setor. O que viria depois seria apenas um segundo golpe, mortal para alguns. Conta-se que o exemplo não se repita.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet