Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Auto-sustentável

Indígenas de Nobres concluem plantio de arroz; produtividade pode atingir 55 toneladas

15 Jan 2013 - 17:45

Priscilla Silva - Especial para o Olhar Direto

Foto: Reprodução

Indígenas de Nobres concluem plantio de arroz; produtividade pode atingir 55 toneladas
Indígenas concluíram o plantio de uma tonelada de arroz de terras altas, dentro de uma área de 22 hectares. A colheita está prevista para o mês de abril e poderá atingir uma produtividade média de 55 toneladas, cerca de 2.500 quilos de arroz por hectares. O plantio – que foi concluída no último dia 8 desse mês - foi feito pela comunidade indígena da tribo Bakairi, das Aldeias Santana e Nova Canaã, localizadas no município de Nobres.

Conab vende quase 65% da oferta de arroz de estoques públicos
Queda nos preços do arroz em dezembro já equivale a todo o mês de novembro

De acordo com informações da assessoria de imprensa da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), a parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) disponibilizou as sementes de arroz da variedade BRS Sertaneja.

A maior parte da produção será dividida entre as comunidades, o excedente será comercializado na cidade e o restante guardado para produção de semente na próxima safra. O supervisor da Empaer, Amarildo Sampaio Anchieta, explica, que na aldeia Santana foram plantados 17,5 hectares e na Canaã 4,5 hectares de arroz. Foi realizada a análise do solo nas aldeias e aplicação de 60 toneladas de calcário, doados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf).

O cacique da tribo Bakairi, Arnaldo da Silva, está satisfeito com o plantio e pretende nesta safra ampliar o cultivo, introduzindo o feijão de sequeiro. O pesquisador da Empaer, Valter Martins de Almeida comenta que já foram instaladas no ano passado, unidades de feijoeiro comum em 15 municípios do Estado, disponibilizando para a semeadura 16 cultivares de feijão dos grupos comerciais preto, carioca, mulatinho, roxinho, exportação e jalo. A comunidade indígena também receberá orientações sobre época de semeadura, espaçamento, tratamento de sementes, controle de pragas e doenças, como foi feito no plantio de arroz.

Amarildo destaca que a intenção da comunidade indígena é implantar uma horta caseira e um pomar para atender aproximadamente 120 pessoas. O trabalho de assistência técnica e extensão rural diferenciado conta com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). “Estaremos visitando a tribo Bakairi no próximo dia 22 de janeiro, para conferir o desenvolvimento dos grãos na lavoura”, ressalta o supervisor.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet