Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Economia

COMBUSTÍVEIS

Reajuste de 7% no preço da gasolina pode estimular mercado de etanol

Foto: Reprodução

Gasolina deve ficar 7% mais cara

Gasolina deve ficar 7% mais cara

Rumores sobre um provável reajuste no preço da gasolina podem trazer benefícios para mercado de etanol. Segundo fontes do governo ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo, além de melhorar a situação de caixa da Petrobras, uma gasolina mais cara torna o biocombustível mais atraente para o consumidor.

Desde 2005, o preço da gasolina tem se mantido praticamente constante no Brasil, enquanto o etanol, que tem cotação livre, ficou mais caro. Com isso, houve migração do consumo de combustível para a gasolina, em detrimento do etanol.

Preço do etanol ainda é mais atrativo que da gasolina em MT
Petrobras aguarda aumento de até 6% para gasolina, diz presidente

O reajuste preparado pelo governo (de 7% para a gasolina e até 5% para o óleo diesel), além de devolver parte da competitividade ao etanol, também serviria para reduzir as importações de gasolina, que têm afetado a balança comercial.

Diante do aumento do consumo, a Petrobras tem elevado fortemente a compra do combustível no exterior. Além de tentar puxar a demanda por etanol, o governo também acredita que a elevação do teto da mistura de álcool na gasolina pode fazer com que os usineiros voltem a investir e dediquem parte da produção para o mercado de álcool combustível.

Com a redução da demanda nos últimos anos, muitas usinas passaram a produzir mais açúcar, incentivados pela alta dos preços da commodity. A ideia do governo é elevar de 20% para 25% o teto da mistura. A medida só entraria em prática, entretanto, em junho, quando a colheita da safra de cana-de-açúcar está em seu auge. Técnicos acreditam que a sinalização da medida agora pode ajudar os usineiros a planejarem uma maior produção de etanol para o ano.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet