Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Geral

AJUSTES

Agronegócio se reúne com governo para discutir lei do caminhoneiro

Foto: Reprodução

Agronegócio se reúne com governo para discutir lei do caminhoneiro
Para tentar reverter a “lei do caminhoneiro”, representantes de produtores rurais, se reunirão às 14h, com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e representantes do Ministério do Transporte e Polícia Rodoviária Federal para discutir ajustes na lei.


A Lei nº 12.619, de 30 de abril de 2012 e que entrou em vigor em 17 de junho, determina que o motorista profissional trabalhe no máximo dez horas diárias ao volante, com descansos de 30 minutos a cada quatro horas e paradas de 11 horas durante a noite.

Uma primeiro vitória do setor produtivo rural aconteceu em setembro, quando o governo prorrogou por 180 dias a vigência da lei. Agora, o setor já se mobiliza para buscar uma nova prorrogação ou mudanças no texto. Enquanto o governo não se decide, o Movimento União Brasil Caminhoneiro (MUBC) recomendou aos motoristas profissionais que aumentem o preço do frete em 35%.

Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de setembro de 2012 determinou que o Ministério do Trabalho e o Ministério do Transporte indiquem os locais em que o caminhoneiro pode descansar nas estradas e recomendou que não sejam aplicadas multas neste caso até que esses locais seja definidos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet