Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

Logística e atraso da colheita no Brasil podem alavancar soja na CBOT

A Oil World divulgou uma nota nesta terça-feira (29) afirmando que os preços da soja podem voltar a subir expressivamente na Bolsa de Chicago frente a atrasos na colheita na América do Sul ou problemas com uma logística insuficiente para atender toda a demanda mundial pela oleaginosa.


Depois da severa seca que reduziu a safra norte-americana 2012/13, o mercado agora aguarda com muita ansiedade pela colheita da América do Sul. O ritmo de exportações de soja nos Estados Unidos está muito mais acelerado do que em anos anteriores e, segundo analistas, a demanda se voltará para os demais países produtores como Brasil, Argentina e Paraguai a medida em que a oferta por lá começa a ser reduzida.

Entretanto, a Oil World acredita ainda que esses gargalos logísticos podem fazer com que alguns negócios voltem para os EUA. "Se exportações insuficientes da América do Sul em fevereiro e março mudarem alguns negócios para os EUA, isso poderia ter um impacto explosivo para o contrato futuro maio. O atual atraso na colheita do Brasil é um complicador adicional par a situação", disse a consultoria alemã em nota.

Ainda de acordo com a empresa, o Brasil, provavelmente, irá superar os EUA como maior produtor mundial de soja, registrando um aumento de 30% em relação à safra anterior.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet