Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias | Geral

SENAR-MT

Programa Mutirão Rural da Cidadania começa em março pelo Vale do Rio Cuiabá

O cronograma de atendimentos terá inicio no mês de março, na Região do Vale do Rio Cuiabá. "O Programa passará por municípios das nove regionais do Senar, e em 2013 temos a meta de realizar 550 mil atendimentos e beneficiar 55 mil pessoas, sendo que 80% desses atendimentos devem ser da população da zona rural", destacou Vargas.

Foto: Assessoria

Programa Mutirão Rural da Cidadania começa em março pelo Vale do Rio Cuiabá
Muitas novidades estão sendo preparadas para a edição 2013 do Programa Mutirão Rural da Cidadania, uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Sindicatos Rurais e prefeituras.


Na tarde de segunda-feira (28), a nova secretaria adjunta de Cidadania da Setas, Dalva Couto, se reuniu com o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, o gerente de aprendizagem rural da entidade rural, Marciel Becker, e o responsável pele programa, João Vargas, na sede da instituição de ensino rural. 

O encontro serviu para marcar a continuidade da parceria entre o Senar e a Setas para a realização do Mutirão Rural da Cidadania.

"Em 2012 essa parceria permitiu que ampliássemos, de forma significativa, o número de atendimentos realizado pelo programa, garantindo cada vez mais a inclusão social das pessoas que estão no campo, pois é de conhecimento de todos as dificuldades vivenciadas pelos trabalhadores rurais e seus familiares para ter acesso aos mais diversos serviços. Nos mutirões as instituições parceiras vão até o campo e levam esses serviços a eles. Para nós isso é muito gratificante", avaliou o superintende do Senar.

O programa oferece gratuitamente diversos serviços e ações durante um dia de evento em comunidades que dificilmente tem acesso a tais serviços: como confecções de documentos (RG e CPF), registro de Boletim de Ocorrência, esclarecimentos sobre as leis de trânsito, palestras de direito do consumidor, programa Rede Cidadã, atividades de esporte e lazer, entre outras.

Segundo João Vargas outra novidade este ano será a implementação de atendimentos de saúde durante as atividades do Mutirão, principalmente nas especialidades de dermatologia, oftalmologia e ginecologia, por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Saúde. "No ano passado o Mutirão Rural da Cidadania começou a atender aldeias indígenas, com a adesão da Superintendência de Assuntos Indígenas, ligada a vice-governadoria de Mato Grosso, e em 2013 essa parceria será fortalecida", disse o responsável pelo programa no Estado.

O cronograma de atendimentos terá inicio no mês de março, na Região do Vale do Rio Cuiabá. "O Programa passará por municípios das nove regionais do Senar, e em 2013 temos a meta de realizar 550 mil atendimentos e beneficiar 55 mil pessoas, sendo que 80% desses atendimentos devem ser da população da zona rural", destacou Vargas.

No ano passado foram beneficiadas com o programa 38.201 pessoas com 408.538 atendimentos, em 99 municípios. Além da Setas, são parceiros do Senar a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia Técnica (Politec), Rede Cidadã, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, o Sistema Nacional de Empregos (Sine), Procon, Detran, Secretaria de Saúde e vice-governadoria, através da Superintendência de Assuntos indígenas.

O Senar-MT é uma instituição de ensino rural, que está presente em todos os municípios de Mato Grosso atuando em parceria com os 86 sindicatos rurais e prefeituras. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (FAMATO) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea-MT). Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) para ter acesso a mais informações da entidade.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet