Olhar Agro & Negócios

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

No Paraná, Dilma prevê mais recursos para agricultura

A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira, em Cascavel (PR), que o governo vai disponibilizar todo o crédito que o agricultor precisar para melhorar a produção. Ela comentou que os R$ 115 bilhões já liberados para o plano agrícola e pecuária 2012/13 jamais foram oferecidos no passado e que, além dele, também foram destinados R$ 18 bilhões para a agricultura familiar. E previu mais recursos.


“Se gastarem o dinheiro, terá mais. O que gastarem, nós cobrimos. Estamos oferecendo 115 aqui, 18 ali, tudo bilhão, o que os produtores conseguirem tomar para custeio e investimentos, nós teremos disponível mais recursos”, disse ela, que visitou o Show Rural, evento de tecnologia agrícola promovido pela cooperativa Coopavel.

Dilma promete criar agência de assistência técnica para produtores agrícolas
No discurso, a presidente citou que o médio produtor, que antes era esquecido, foi lembrado nos programas. E anunciou que está na reta final para criar uma agência que vai cuidar de assistência técnica, que vai funcionar como um braço da Embrapa.

A presidente ainda prometeu que todos os municípios brasileiros com menos de 50 mil habitantes vão receber retroescavadeiras e motoniveladoras.

O investimento faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo Dilma, os recursos mostram a intenção do governo federal em manter parcerias com prefeitos de municípios de regiões agrícolas.

Hoje, ela entregou retroescavadeiras a 29 prefeitos paranaenses. “Chegamos a 95 retroescavadeiras e entregaremos 188 até o fim do ano”, comentoua presidente, citando que estão sendo entregues motoniveladoras.

Dilma prometeu também, no segundo semestre, entregar caminhões caçambas. Segundo ela, a medida vai atingir 90% dos municípios do país. A intenção é usar os equipamentos para melhorar estradas vicinais e facilitar o escoamento da produção.

Partidos

Ao comentar a importância de parcerias e investimentos em portos, rodovias e ferrovias para o país crescer, a presidente disse que não vê partidos políticos para liberar recursos aos Estados. “Esse tempo acabou”, disse Dilma, em discurso, acrescentando que é uma visão “patrimonialista e oligárquica” achar que os recursos pertencem ao governante. “Pertencem ao povo.”

A presidente esteve acompanhada da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, provável candidata ao governo do Paraná em 2014.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet