Olhar Agro & Negócios

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

Desafio do Mapa é fomentar a produção integrada em 2013

Levar à mesa do brasileiro produtos fabricados com sustentabilidade e devidamente certificados é um dos desafios do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em 2013. Para garantir esse controle e a origem dos alimentos, técnicos do Ministério coordenam as ações do Projeto Produção Integrada para disseminar a produção agropecuária de alta qualidade junto às 30 cadeias produtivas brasileiras.


Os bons resultados obtidos a partir de produtores de morango de São Paulo e que já dispõem do selo Brasil Certificado, impulsionam a prática junto a outros mercados. A pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente de Jaguariúna, Fagoni Calegario, conta que o processo envolvendo os agricultores da região começou há seis anos em áreas de produção de morangos que apresentavam problemas de excesso de resíduos de agrotóxicos e problemas fitossanitários.

“Foi um procedimento trabalhoso, mas que resultou em ganhos para os produtores. A necessidade agora é a divulgação do selo, para que seja conhecido por consumidores e pelos demais produtores”, salienta. A primeira safra certificada da fruta foi produzida no ano passado.

O coordenador de Produção Integrada de Cadeia Agrícola do Ministério, Marcus Vinícius de Miranda Martins, explica que, inicialmente, houve resistência por parte dos agricultores de Atibaia e municípios paulistas da região, mas que aos poucos aderiram ao sistema de produção integrada. Com os resultados bem sucedidos dessa região, o Mapa trabalha para a implementação de ações em outros estados de maneira a atender as demandas de diferentes cadeias, entre as quais a uva processada, o arroz, tabaco e oliveira, por exemplo, no Rio Grande do Sul.

O objetivo será elaborar normas técnicas específicas para cadeia produtiva, com áreas temáticas que devem ser cumpridas pelos produtores com requisitos obrigatórios, recomendados e proibidos. Após este processo, os fabricantes poderão solicitar o selo Brasil Certificado emitido pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) por uma certificadora credenciada. “Os processos terão acompanhamento dos técnicos e atenderão a todos os requisitos da legislação brasileira, inclusive a trabalhista e a ambiental”, explica o coordenador.

As principais vantagens da adesão ao selo é a sustentabilidade do processo de produção e conservação dos recursos naturais, redução no uso de insumos (fertilizantes, agrotóxicos, água, energia elétrica), ganho de competitividade, maior capacidade para permanência nos mercados conquistados e acesso a mercados mais exigentes, além da maior produtividade, diminuição dos custos de produção e maximização do lucro. “Teremos uma oferta de produtos mais sadios e rastreáveis”, destaca o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Caio Rocha.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet