Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

Força das parcerias é destaque em lançamento de cultivar de soja

A Embrapa lançou a soja BRS 360RR. Fruto da parceria com a Fundação Meridional, a nova soja da empresa foi apresentada no primeiro dia do Show Rural Coopavel 2013. Entre as principais vantagens, estão alta produtividade, plantio antecipado, ciclo precoce e resistência às principais doenças que atacam a cultura no Brasil.

O chefe-geral da Embrapa Soja (Londrina-PR), Alexandre José Cattelan, lembrou, no lançamento, que o banco de germoplasma de soja tropical da empresa é o maior do mundo. Ele citou também a parceria com a Fundação Meridional, que vem de muitos anos e é, em sua visão, exitosa.

Sobre a BRS 360RR, Cattelan disse que, em Campo Mourão-PR, atingiu-se a produtividade de 4.380 kg/ha. Portanto, a cultivar é altamente produtiva; na safra 2012/2013, a produtividade média nacional de soja ficou em pouco mais de 3000 kg/ha. O chefe da Embrapa Soja, ao dizer que a nova cultivar é transgênica, lembrou que a empresa continua trabalhando com cultivares convencionais, dando ao produtor opção de escolha.

Dilvo Grolli, presidente da Coopavel, cooperativa que promove o Show Rural há 25 anos, lembrou a evolução pela qual passou a produção brasileira de grãos. Segundo ele, os dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) dão conta de que, “entre 1991 e 2013, houve crescimento superior a 200% em produtividade. Isso aconteceu porque sempre tivemos uma pesquisa atenta”, disse, creditando parte desse crescimento à atuação da Embrapa.

De acordo com Dilvo, o estado do Paraná possui 2,3% do território nacional e produz 19% dos grãos no país. Em relação ao evento que ocorre em Cascavel até sexta-feira( 8) , ele destacou que 20 das 47 unidades da Embrapa estão presentes. Ao elogiar o desempenho da pesquisa nacional, ele a considerou “nossa reserva de equilíbrio”.

Já Jorge Samek, diretor da Itaipu Binacional, elogiou a evolução constante da parceria entre Embrapa e Coopavel no Show Rural. De acordo com ele, ano a ano, as instituições ficam “aperfeiçoando a perfeição”, referindo-se à organização do evento, que neste ano deve receber cerca de 200 mil visitantes nos cinco dias.

Importância das parcerias

O gerente-executivo da Fundação Meridional, Ralf Udo Dengler, explicou que a parceria com três unidades da Embrapa (Soja, Agropecuária Oeste e Produtos e Mercado) possibilitou, ao longo do tempo, o desenvolvimento de 36 cultivares de soja. Sobre a BRS 360RR, ele disse que foram plantados 2000 hectares para a produção de sementes, somando cerca de 70000 sacas de sementes.

Já Vania Castiglioni, diretora-executiva de Administração e Finanças da Embrapa, destacou a parceria da empresa com várias instituições. Além disso, lembrou de ações do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) na empresa, da criação de três novas unidades nos últimos anos e da ampliação do quadro funcional.

A extensão rural brasileira está na pauta das discussões da Embrapa, de acordo com a diretora. E a extensão paranaense é considerada exemplo por ela. Vania lembrou ainda do desafio em relação à segurança alimentar. “Hoje, a agricultura é mais complexa do que antes. Isso requer um novo grau de inovação. Cada vez mais, destaco as parcerias”, disse, durante o lançamento da nova cultivar de soja da Embrapa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet