Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

Sem trégua

MT: Cerca de 15 mil hectares de soja já sofreram sérios danos devido ao excesso de chuvas

07 Fev 2013 - 08:32

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Thalita Araújo

Soja germinando no pé

Soja germinando no pé

Cerca de 15 mil hectares de lavouras de soja já foram seriamente impactados pelas chuvas constantes em Mato Grosso, que não dão trégua para a colheita, segundo Daniel Latorraca, gestor do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Chuva constante dificulta colheita da soja no norte de Mato Grosso

Nesta estimativa estão incluídas lavouras que já passaram do momento adequado de serem colhidas, gerando problemas como soja ardida, grãos apodrecendo, perdendo qualidade, germinando no pé e outras avarias.

Segundo Latorraca, o número não é alarmante e é pouco expressivo perto dos 7,8 milhões de hectares de soja plantados em Mato Grosso na atual safra.

Produção de sementes de soja pode ser prejudicada em Mato Grosso se chuvas continuarem

“O problema maior é com as variedades de soja precoce. Janeiro é um mês que costuma ter bastante chuva. O produtor planta soja precoce pensando em aproveitar uma janela adequada para a segunda safra, de algodão ou de milho, mas sabe do risco que corre com as chuvas, é normal”, ameniza o gestor do Imea.

Até agora a colheita da oleaginosa alcançou 11,4% da área total, cerca de 900 mil hectares, e não deve acelerar muito nos próximos dias.

Mesmo com chuvas colheita de soja chega a 11.4% no Estado

Segundo a Somar Meteorologia, até sábado (9) deve chover de 60 milímetros (mm) a 200mm em todo o Estado, informa a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).

De acordo com o gerente institucional da Aprosoja-MT, Nery Ribas, a alta umidade e a irregularidade na maturação da soja estão gerando problemas sérios de padronização dos grãos – o que baixa o valor de venda, além de impedir a entrada de máquinas nas lavouras e a pulverização para controlar a ferrugem asiática e percevejo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet