Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Geral

agronegócio

Fundação MT realiza Dia de Campo com novidades para região Sul de do Estado

07 Fev 2013 - 13:30

De Rondonópolis - Cairo Lustoza - Agro Olhar/Agência Pauta Pronta

Foto: assessoria

Fundação MT realiza Dia de Campo com novidades para região Sul de do Estado
Após passar por sete regiões produtoras de Mato Grosso, a Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT), promove um Dia de Campo com muitas novidades para a região Sul do Estado. Com o tema, “A escolha em suas mãos”, o evento será realizado sábado, (9), a partir das 7h, na Estação Experimental Cachoeira, em Itiquira (362 km ao Sul de Cuiabá).

Para este evento foi montado uma programação especial, onde o participante terá a oportunidade de visualizar experimentos que estão sendo conduzidos há cinco safras em condições de campo. “Esse diferencial estreita os laços com o produtor. É uma forma de valorizar o trabalho e mostrar o que temos a disposição da classe produtora”, explica o pesquisador do Programa de Monitoramento e Adubação (PMA) da Fundação MT e responsável pela estação, Claudinei Kappes.

Para ele, esta também é uma ferramenta para difundir de forma mais direta e eficaz as atividades realizadas na Estação Experimental. “O produtor vê in loco diferentes situações. Por isso, o principal ganho é o impacto visual, a imagem que o produtor levará para a sua propriedade das pesquisas desenvolvidas pela Fundação MT”.

Na estação, o público poderá ver na íntegra o desenvolvimento de diferentes espécies de plantas de cobertura para o Cerrado, os efeitos da rotação de culturas nos sistemas de produção de grãos e de fibra, aplicação de nitrogênio na cultura da soja, modalidades de consorciações para a cultura do milho e o aspecto visual da ausência da aplicação de fertilizante durante cinco safras no sistema soja/milho safrinha.

As pesquisas têm demonstrado importantes resultados, que poderão ser vistos no local. O produtor que pretende produzir com rentabilidade e sustentabilidade deve, além de pensar em adubação, lembrar-se da qualidade física e biológica do solo. Um exemplo real e direto ao bolso quanto a biologia do solo, é a perda de produtividade ocasionada pelos nematoides. Estas informações e outras que se aplicam diretamente no dia a dia na propriedade estarão a disposição dos participantes do Dia de Campo.

O formato do evento também é outra novidade. Nesta edição o participante pode personalizar a programação, ou seja, escolher a sequência das palestras de acordo com o seu interesse. Os temas são: soja, nematoides, mercado e os Projetos de Pesquisa desenvolvido na estação.

Os participantes terão ainda a oportunidade de conhecer as novidades em maquinários, tirar dúvidas sobre o clima e bater papo no espaço de convivência. O evento é gratuito e aberto ao público ligado ao agronegócio. As inscrições podem ser feitas no local do Dia de Campo e o almoço é opcional.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet