Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Geral

Multirão

Mato Grosso registra recorde na emissão de documentos para trabalhadores rurais

Foto: Divulgação / MDA

Trabalhadora rural exibe sua Carteira de Trabalho

Trabalhadora rural exibe sua Carteira de Trabalho

Dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) divulgados nesta quinta-feira (07) mostram que Mato Grosso registrou, em 2012, o maior número de atividades relacionadas aos mutirões de documentação promovidos pela União. Do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), participaram mais de 100 mil trabalhadoras rurais de todo o país. No total, foram realizadas 755 ações em 562 municípios, que resultaram na emissão de quase 250 mil documentos.

Produtores têm salto tecnológico na emissão de documentos via internet
MDA e Incra-MA realizam mais um mutirão de documentação

Em Mato Grosso - estado que mais recebeu mutirões de documentação em 2012, o ministério executou 96 atividades em 83 municípios. Os mutirões – feitos em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), autarquia ligada ao MDA, realizaram 158 atividades na Região Centro-Oeste.

Os principais avanços do programa em estados como MT se devem a parcerias com organismos estaduais de políticas para as mulheres. Os trabalhos conjuntos entre União, Estado e Município permitirão uma maior mobilização nas regiões, com ações educativas e recreação infantil, informa a assessoria do órgão.

O PNDTR promove a inclusão das trabalhadoras rurais na reforma agrária e na agricultura familiar por meio da emissão de documentos, como certidões de nascimento, carteiras de identidade e de trabalho e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). O programa visa, também, orientá-las sobre como ter acesso a seus direitos e conhecer melhor as políticas públicas de promoção da autonomia econômica.

Interior
Para atingir cidades “ilhadas’ e de difícil acesso, como é o caso de Apiacás (956 km de Cuiabá) e Nova Monte Verde (936 km da capital) foi executada a implantação da emissão do Bloco de Notas Fiscais, DAP e CadÚnico e de unidades fluviais - parceria com a Marinha do Brasil, que possibilitaram a busca ativa de famílias em situação de extrema pobreza e a compra de vans e picapes para o apoio logístico das equipes e transporte das beneficiárias.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet