Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

BAIXADA CUIABANA

Produtores debatem em MT fortalecimento de bacia leiteira

Considerada uma das cadeias produtivas do estado com grande potencial econômico na agricultura familiar, o leite será tema do primeiro Encontro de Produtores de Leite da Baixada Cuiabana’, marcado para 9 de março, em Santo Antônio do Leverger.

O evento é gratuito e destinado a produtores rurais e técnicos. De acordo com um dos organizadores, Danielson Olsson, o Encontro surgiu da necessidade de obter acesso as novas tecnologias para implementar no dia a dia do campo.

“O produtor precisa estar atento as novidades que surgem a todo momento”, destacou. O Encontro será promovido por empresas prestadoras de Serviços Agropecuários com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), que através do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite realiza Capacitação Continuada para os técnicos que atuam na assistência aos produtores de leite do estado.

A capacitação é feita pela metodologia de transferência de tecnologia desenvolvida pela Embrapa Agrossilvipastoril de Sinop tendo ainda como parceiros o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Organização das Cooperativas do Brasileiras (OCB-MT) e pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

De acordo com o coordenador da Cadeia Produtiva do Leite da Sedraf, Carlos Guilherme Dorilêo Leite, esta ação atende os principais pilares do aumento do Programa de Desenvolvimento da cadeia do Leite, no que tange ao aumento de produção e produtividade do rebanho leiteiro assim como a melhoria da qualidade do leite, aumentando a renda do pequeno produtor.

O encontro será realizada na estância Maués, escolhida por ser considerada modelo na produção de leite. O local conta com 56 hectares. A propriedade entrou no mercado de produção de leite há nove anos e produz uma média de 33 mil litros de leite por mês, com a produção anual de 396 mil litros. O sistema de manejo de pastagem chamado Voisin, um método sustentável, ajudou a Estância Maués despontar na produção de leite no Estado de forma higiênica e de qualidade.

Programação
7h30 – café da manhã
8h – abertura
- Secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Meraldo Figueiredo Sá e Coordenador da Cadeia produtiva de Leite da Sedraf, Carlos Guilherme Dorilêo Leite;
- Médico veterinário Danielson Maciel Olson;
- Proprietário da Estância Maués, Carlos Eduardo Olsson;
- Zootecnista e Gestor Comercial, Clayton Vieira Almeida;
- Médico Veterinário e Gestor Regional – José Roberto Córdula;
8h30 – palestra sobre nutrição para o gado de leite – Palestra: Liéber de Freitas Garcia, Zootecnista e Consultor Técnico de gado de leite10h – palestra sobre melhoramento genético através do uso do sêmen Immunity – com o palestrante: José Roberto Córdula, médico veterinário
11h – almoço de confraternização entre os participantes.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet