Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Geral

Setor têxtil recebe reforço com projeto de qualificação de mão-de-obra

19 Fev 2013 - 14:55

De Rondonópolis - Cairo Lustoza - Agro Olhar/Agência Pauta Pronta

Com foco na qualificação profissional, o município de Barão de Melgaço (MT) inicia o processo de implantação de um núcleo de confecção que irá beneficiar tanto homens e mulheres que receberão capacitação quanto empresários do setor têxtil - que alertam sobre a falta de mão-de-obra qualificada em Mato Grosso. De acordo com a diretora do Sindicato das Indústrias do Vestuário, empresária Claudia Fagotti, com a iniciativa surge a expectativa de que novos profissionais estarão no mercado de trabalho, o que fortalecerá as indústrias do ramo.

“A falta de mão-de-obra é sem dúvidas o maior gargalo que enfrentamos na indústria têxtil em Mato Grosso. Com a qualificação, por meio do núcleo, que a prefeitura passa a oferecer certamente vamos conseguir preencher uma lacuna e avançarmos rumo à consolidação do estado como pólo têxtil”, afirma a empresária.

Ela participou de uma reunião com o prefeito de Barão de Melgaço, Antonio Ribeiro Torres, em que também estiveram presentes o empresário Demóstenes Fagotti, a secretária de Promoção Social, Maria Torres além dos consultores de marketing da prefeitura Gino Rondon e Edna Rondon. Segundo a assessoria da prefeitura, o núcleo permitirá a geração de centenas de empregos para a comunidade.

A diretora do Sinvest irá fazer todo o acompanhamento do projeto - desde o treinamento até a comercialização das peças produzidas em Barão do Melgaço. A princípio, o núcleo deve focar na estruturação de uma escola de costura, onde os interessados receberão aulas de corte e costura. Depois, com o incentivo da Prefeitura, os alunos poderão participar do programa com facções para empresários, ou seja, oferecendo mão-de-obra terceirizada.

O espaço para que possam trabalhar será cedido pelo município por até seis meses, e então seguem para suas casas e assim abrirão espaço para outros aprendizes. De acordo com o projeto em fase de implantação, cada turma da escola de costura terá até 24 alunos distribuídos em dois turnos de 12 pessoas. O curso terá duração de dois meses. Conforme dados do Sinvest, o Estado de Mato Grosso possui hoje 500 indústrias, formais, do setor têxtil.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet