Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Geral

Período para vacinação na Ilha do Bananal é estendido para 60 dias

A partir deste ano, o período de vacinação contra a febre aftosa na Ilha do Bananal terá duração de 60 dias e não mais de 45 dias, como era realizado anteriormente. A decisão partiu de um acordo entre Mapa- Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e das agências de defesa agropecuária dos estados de Goiás, Mato Grosso e Tocantins. O objetivo é padronizar as ações e as estratégias de imunização dos bovinos e bubalinos.

De acordo com o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Adapec, João Eduardo Pinto Pires, durante a reunião o Ministério ratificou o trabalho desempenhado pela Adapec – Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins, que servirá de referência para outros estados. “Com a extensão do prazo, a etapa será realizada no período de 1º de agosto a 30 de setembro e vai propiciar um alcance maior dos animais da região”, disse.

Pires disse ainda que a extensão territorial da Ilha é muito grande e o número de animais em 2011 registrou um aumento de 18% em relação ao mesmo período de 2010. “O ano passado foram vacinados 60.408 animais, em 232 propriedades/retiros, sendo que destas, 40 propriedades são de indígenas com um total de 6.823 animais”, disse.

Para os produtores do Tocantins que utilizam a Ilha para criação de gado é exigida a comprovação de três vacinações: etapa de maio e novembro e mais a etapa da Ilha. Para movimentar o gado da Ilha para outras regiões, os produtores deverão agendar no escritório da Adapec uma vacinação extra que deverá ser realizada nos retiros situados na divisa da Ilha. “ Todo este cuidado é realizado rotineiramente para preservar a sanidade do rebanho tocantinense”, acrescenta Pires.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet