Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

FUNDAÇÃO MT

Mais de duas mil pessoas participam de Dias de Campo

Mais de duas mil pessoas participaram dos Dias de Campo 2013 Fundação MT, realizados de 15 de janeiro a 16 de fevereiro nas dez principais regiões produtoras do estado de Mato Grosso. A novidade nesta edição foi o novo formato, em que o participante personalizou o evento, escolheu a sequência das palestras de acordo com o seu interesse. “Nossa percepção é que mais uma vez a participação dos produtores de soja de Mato Grosso foi maciça, apesar de todos os problemas enfrentados por eles no mês de janeiro, devido ao excesso de chuvas. Mesmo com isso, o produtor prestigiou e participou efetivamente dos dias de campo da Fundação MT, sinal que, mesmo com todas as adversidades, ele não descuidou do planejamento da próxima safra”, avalia Fabiano Siqueri, gestor de Marketing e Relacionamento da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso.

A programação contemplou palestras, debates e tira-dúvidas sobre cultivares de soja, fertilidade, milho, nematoides, mercado, novos projetos de pesquisas e previsão climática. Falaram sobre estes assuntos pesquisadores da Fundação MT e de outras importantes instituições de pesquisa, consultorias de agronegócio e universidades. Além das palestras, também ocorreu exposição de novidades em maquinários. A imprensa estadual e nacional esteve presente. Equipes das revistas A Granja, Agro DBO, Isto É Dinheiro Rural, Globo Rural; do jornal Gazeta do Povo; da Agência Reuters; do site Agrolink; emissoras de televisão e rádio repercutiram as informações difundidas durante os eventos para classe produtora de MT.

Sapezal deu início ao circuito dos Dias de Campo. Depois foi Campo Novo do Parecis e Nova Mutum. Neste município também ocorreu o lançamento do Centro de Aprendizagem e Difusão – CAD. O evento reuniu mais de 100 pessoas na Fazenda Três Irmãos e marca o início de uma ação estratégica da Fundação MT na região do Médio Norte do Estado. “O CAD é um centro de pesquisa, não convencional, onde iremos simular aproximadamente 25 campos em 50 hectares com manejos de culturas como soja, milho e algodão”, explicou o coordenador do projeto e pesquisador da Fundação MT, Leandro Zancanaro.

Os Dias de Campo aconteceram também em Lucas do Rio Verde, Sorriso, Campo Verde, Primavera do Leste, Rondonópolis, com programação especial, Querência e por fim, Canarana. Os dois últimos municípios, no Vale do Araguaia, retratam o sucesso do ciclo de eventos e a conscientização do produtor da importância de receber informações pontuais sobre o agronegócio. O agricultor de Querência e também proprietário da fazenda onde ocorreu o Dia de Campo, Egídio Schineider, destaca que é uma satisfação receber o evento “dentro de casa”. “Ficamos por dentro das novidades. Tudo é válido. E ainda nem precisamos ir longe”.

O produtor de Canarana, Olenir Bernardo Bernardi, lembra que participa dos eventos da Fundação MT desde 1993, quando o Dia de Campo era realizado em Primavera do Leste. “Hoje, temos orgulho de ver este importante evento sendo realizado no nosso município. As informações ficam regionalizadas, é ótimo, porque atualmente Canarana planta mais de 250 mil hectares de soja”, destaca Bernardi.

A presença feminina também marcou os Dias de Campo este ano. Uma das participantes, Sandra Ferreira Santos Rodrigues, de Canarana, ressaltou a importância da mulher no campo e nos eventos de campo. “Não sabemos quando haverá necessidade de assumirmos as tarefas da fazenda. Mas procuro estar atualizada e ajudar na escolha e resolução dos problemas na propriedade. Toda esposa de produtor devia fazer o mesmo”, sugere.

Os Dias de Campo foram realizados pela Fundação MT e contou com apoio de empresas parceiras.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet