Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

Balanço indica bom desempenho para cadeia de lácteos em 2012

O balanço da Leite Brasil, entidade que representa os produtores de leite do país, divulgado há pouco, aponta que o ano passado foi positivo para a cadeia produtiva de lácteos, apesar dos altos custos de produção enfrentados pelos pecuaristas e a estiagem prolongada em algumas regiões.


O estudo mostra que a produção de leite industrializado creceu 5%, para 22,9 bilhões de litros, em comparação a 2011. A produção total, que inclui o leite informal, aquele que não passa pelos laticínios, aumentou em 3% e chegou aos 34 bilhões de litros.

Segundo a Leite Brasil, o consumo per capita teve alta de 3%, saltando de 173 litros por habitante em 2011 para 177 litros por habitante no ano passado. “A meta para daqui cinco anos é chegar aos 200 litros per capita, conforme recomenda o Ministério da Saúde”, diz o presidente da entidade, Jorge Rubez.

Na sua avaliação, o ano também foi positivo para o consumidor. De acordo com o estudo, o aumento do leite longa vida (UHT) foi de 1,8% (tendo como referência a cidade de São Paulo), abaixo da inflação IPCA calculada pelo IBGE no período, de 5,84%.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet