Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

MAIOR PRODUTOR

Sancionado título de "Capital Nacional do Agronegócio" ao município de Sorriso

A produção de soja em Sorriso chega a 2,1 milhões de toneladas por safra. Os produtores locais também investem em milho, feijão, arroz e algodão, além da criação de bovinos, suínos e aves.

Foto: Reprodução

Sancionado título de
A presidente Dilma Rousseff (PT) sancionou a Lei 12.724, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, concedendo a Sorriso (412 km ao Norte de Cuiabá) o título de “Capital Nacional do Agronegócio”. A sanção também foi assinada pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho.

O município foi palco da abertura do plantio da safra de soja 2012/13, no mês passado, com participação do ministro da Agricultura. A produção de soja em Sorriso chega a 2,1 milhões de toneladas por safra. Os produtores locais também investem em milho, feijão, arroz e algodão, além da criação de bovinos, suínos e aves.

Situado na região Norte do Estado, Sorriso tem 75 mil habitantes e Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 2,5 bilhões. A economia municipal é “tocada” pela força que vem do campo. É do agronegócio que vem a riqueza, estampada em luxuosas mansões em bairros nobres e em carros e caminhonetes de luxo. Land Rovers, BMWs e outras marcas importadas são as preferidas da alta sociedade sorrisense.

Contudo, apesar da riqueza gerada nos campos e refletida em parte da cidade, Sorriso também tem bairros carentes e problemas recorrentes às maiorias das cidades brasileiras, como a falta de saneamento básico e o crescente uso de entorpecentes por parte dos jovens, principalmente os situados nas faixas de renda mais baixas da camada social.

Mas o título é motivo de festa. O vereador Luis Fabio Marchioro (PDT), autor da lei municipal que criou o slogan oficial do município como “A Capital Nacional do Agronegócio”, comemorou a conquista nesta manhã. “Agora é oficial e isso é resultado de um trabalho desta Casa que começou ainda no ano de 2009. Fomos à Brasília e com o apoio do deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT), da ex-senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) e do senador Pedro Taques (PDT-MT) conseguimos esse título que reconhece a importância de nosso município no cenário nacional”, disse, por meio da assessoria.

Segundo Marchioro, ser o maior produtor de grãos do País e um dos maiores do mundo, contar com campos experimentais das maiores multinacionais, dentre outras potencialidades, credencia Sorriso a merecedor deste título. “A partir de hoje teremos os olhos do mundo voltados para nós e temos a satisfação de agradecer aos produtores rurais por nos tornar tão importante e com tanta visibilidade”, acrescentou o parlamentar, salientando que cabe agora aos gestores criar marketing para divulgar essas potencialidades do município.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet