Olhar Agro & Negócios

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Meio Ambiente

no senado

Áreas não apropriadas para agropecuária são ideais para cultivo de florestas plantadas, diz Maggi

Foto: André Corrêa/Agência Senado

Áreas não apropriadas para agropecuária são ideais para cultivo de florestas plantadas, diz Maggi
A potencialidade de exploração de florestas plantadas, principalmente em Mato Grosso e na região Centro-Oeste, foi o ponto de discussão de audiência pública realizada pelas comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado, nesta quinta-feira, 27 de agosto. De acordo com o senador Blairo Maggi, requerente da audiência pública, Mato Grosso e o Centro-Oeste possuem áreas não apropriadas para a produção agropecuária e que são ideais para o cultivo de florestas plantadas.

A audiência pública teve como propósito discutir a geração de energia de biomassa sustentável.

Segundo Blairo Maggi, em Itiquira há uma plantação de eucalipto há 15 anos e logística já adequada, uma vez que há a ferrovia ligando Rondonópolis ao Porto de Santos (SP) possibilitando o escoamento.

Leia mais:
Ganho na pecuária pode chegar a 8 arrobas no sistema Integração Lavoura-Pecuária

"Nosso objetivo era esse, discutir com a Indústria Brasileira de Árvores (IBA), propostas para que possa haver geração de energia de biomassa sustentável dentro do processo, em especial, em Mato Grosso. Sugiro então que pudéssemos fazer um estudo agronômico nessa área (em Itiquira), porque vejo lá um grande potencial para ser polo de produção. E digo mais, sem competir com a cana de açúcar, soja, milho ou algodão, tendo lá a pecuária como única atividade paralela, já que a qualidade do solo lá não é boa para a agricultura”, declarou o senador mato-grossense.

A presidente executiva da Indústria Brasileira de Árvores (IBA), Elizabeth de Carvalhães, destacou que no atual modelo de produção é possível o desenvolvimento de multiculturas, como é o caso do Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta.

“Em Itiquira, por exemplo, a pecuária não seria perdida, porque no atual modelo de produção florestal, é possível o desenvolvimento de multiculturas. Nós temos fomentados – aqueles estados que estão inseridos nos nossos pacotes de apoio-, que têm a piscicultura, culturas alimentares, e na mesma área iniciaram a plantação de eucalipto”, declarou Elizabeth ao concordar com Blairo Maggi.

O Brasil possui, hoje, 9 milhões de hectares de árvores plantadas, conforme dados apresentados na audiência pública. O volume é considerado suficiente para neutralizar a poluição de toda a indústria brasileira por dois anos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet