Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

pecuária de corte

2014 deve ter redução do rebanho bovino e recuperação de preços

Foto: Agro Olhar

Eleições e Copa do Mundo podem aquecer demanda e elevar preços

Eleições e Copa do Mundo podem aquecer demanda e elevar preços

O ano de 2014 deve confirmar uma tendência de redução do rebanho bovino brasileiro. Esta diminuição foi detectada na Pesquisa Pesquisa Pecuária Municipal do IBGE, quando houve retração de 0,72% em 2012 em razão da situação desfavorável ao pecuarista com preços em queda e aumento dos custos de produção, o que motivou um aumento do abate de matrizes.

Os dados fazem parte do documento Balanço de 2013 e Perspectivas para 2014, divulgado recentemente pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

Leia mais:
Inspetores da União Europeia chegam ao Brasil para avaliar identificação de rebanhos em MT, SP, GO e MG
Valor Bruto da Produção da Agropecuária de Mato Grosso entra para história como o maior de todos os tempos

Levantamento feito em dez estados pela CNA revela que os custos de produção tiveram um aumento médio da ordem de 13,5% entre 2012 e outubro de 2013, o que significa que a atividade de bovinocultura de corte vem perdendo rentabilidade, uma vez que as recetas não acompanharam o indicador de custos.

Apesar das dificuldades, no entanto, as perspecivas para o criador de gado de corte em 2014 podem ser positivas. De acordo com a CNA, os preços pagos pela arroba do boi gordo sinalizam para uma possível recuperação após dois anos seguidos de desempenhos baixo do esperado.

A retração do rebanho bovino e a expectativa de manutenção do câmbio em patamar favorável devem manter a oferta em níveis controlados e continuar impulsionando as exportações de carne.

Além disso, destaca o documento da entidade, fatores conjunturais como a realização das eleições federais e estaduais e a realização da Copa do Mundo no Brasil também podem ajudar a aquecer a demanda interna, contribuindo para o aumento dos preços dos animais para o abate.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet