Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Logística

Avanços

Abiove reforça intenção de flexibilizar preços do frete em nova reunião com governo de Mato Grosso

Foto: Chico Valdiner/GCom-MT

Na segunda-feira (02) o governo de Mato Grosso reuniu-se com a Abiove também para falar sobre a economia do Estado

Na segunda-feira (02) o governo de Mato Grosso reuniu-se com a Abiove também para falar sobre a economia do Estado

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) reforçou nesta terça-feira (03) a sua intenção em flexibilizar os preços dos fretes em Estados que atua. A confirmação foi feita durante nova reunião com o governo de Mato Grosso na tarde de ontem, que contou ainda com a presença da multinacional Cargill e da trading mato-grossense Amaggi.

De acordo com o governo de Mato Grosso, a reunião desta terça-feira teve como objetivo discutir medidas que venham a encerrar a paralisação dos caminhoneiros. Em Mato Grosso a categoria decidiu na última segunda-feira (02), à noite, suspender o movimento até o próximo dia 10 de março, quando haverá uma reunião com o governo federal. Entretanto, a pauta de reivindicações dos transportadores de cargas, em especial de grãos (soja e milho), possui pontos de esfera estadual, o que tem levado o governo de Mato Grosso a negociar e intermediar negociações desde o dia 20 de fevereiro.

Leia mais:
Blairo Maggi cobra entendimento em negociação entre caminhoneiros e governo federal
Tradings serão convocadas pelo governo de Mato Grosso e Assembleia Legislativa para discutir frete

A reunião no Palácio Paiaguás teve a participação do secretário de Estado de Fazenda, Paulo Brustolin, do procurador-geral do Estado, Patryck Ayala, e representantes do Ministério Público do Estado (MPE) e do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Avanços

Uma das reivindicações dos caminhoneiros de âmbito estadual, além de que as multinacionais e tradings cumpram uma tabela de preço mínimo de frete, é a redução da alíquota do ICMS de 17% para 12%.

Conforme o secretário de Fazenda, Paulo Brustolin, uma equipe da Sefaz já foi encarregada de elaborar um estudo técnico que envolve todos os combustíveis.

Entre os avanços nas negociações do governo de Mato Grosso com os caminhoneiros está o congelamento da pauta fiscal que estabelece os Preços Médios Ponderados ao Consumidor Final (PMPF) do óleo diesel, por 15 dias. O aumento deveria ter entrado em vigor nesta semana. Com o congelamento evitou-se um impacto de 5,77% na base de cálculo do ICMS.

Ainda segundo Brustolin, a Sefaz irá fazer um estudo no que diz respeito ao IPVA com o intuito de estimular o emplacamento dos caminhões em Mato Grosso.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet