Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Geral

suinocultura

Acrismat abre nova sede e investe em capacitação e transferência de tecnologia

Foto: Assessoria

Acrismat inaugura sede do edifício Cloves Vetoratto. No mesmo local estão a Aprosoja, Ampa e brevemente Acrimat.

Acrismat inaugura sede do edifício Cloves Vetoratto. No mesmo local estão a Aprosoja, Ampa e brevemente Acrimat.

A Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) inaugurou sua sede nova, no edifício Cloves Vetoratto, no Centro Político Administrativo, nesta segunda-feira à noite, e assinou dois termos de cooperação para capacitação e outro para transferência de tecnologia da suinocultura no Estado.

De acordo com a assessoria da Acrismat, o primeiro termo assinado foi o de cooperação junto à Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MT). O objetivo é capacitar mão de obra da suinocultura, oferecer cursos na área de empreendedorismo e gestão.

Leia também:
Acrismat articula para MT receber certificação ‘livre de peste suína clássica’
Acrismat desenha programa para desenvolver e organizar suinocultura em MT

Durante a solenidade, um segundo termo foi assinado junto a Acrismat, Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Suíno e Aves). Este tem por objetivo capacitar e transferir tecnologia em temas como sanidade, produção e meio ambiente, desenvolver projetos de pesquisa, e apoio a políticas públicas e ao aprimoramento de legislações e regulamentos voltados à suinocultura mato-grossense.

Para o presidente da Acrismat, Raulino Machado, com a nova sede a Acrismat deve se unir ainda mais as cadeias produtivas do Estado. "Nós da suinocultura, soja e algodão trabalhamos e temos necessidades muito semelhantes. Precisamos de apoio do Governo, lutar por infraestrutura, investimento em sanidade. Enfim temos muito a contribuir aqui", endossou.

Segundo a chefe geral da Embrapa Suínos, Janice Zanella, um dos grandes produtos da Embrapa é o conhecimento e é ele que a entidade utiliza para transformar os segmentos produtivos, dentre eles, a suinocultura. "Em Mato Grosso vamos realizar ações de capacitação e transferência de tecnologia em temas como sanidade, produção e meio ambiente na suinocultura", informou.

Para o diretor executivo da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Nilo de Sá, Mato Grosso possui um grande potencial de desenvolvimento da produção de suínos. “Os criadores mato-grossenses possuem uma grande possibilidade de expandir a suinocultura, por que o Estado possui os insumos necessários para ampliar a criação. Assim como o milho e a soja são plantados em grande escala, com uma vasta produção, o que barateia os custos. Agora temos que investir em ampliar o consumo interno. Acrismat tem desempenhado papel importante neste estímulo”, explicou Sá durante o evento.

O secretário de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda, ressaltou a importância da produção de suínos para a economia do Estado e apontou os rumos a serem tomados para fortalecer ainda mais o setor. “Se cada pessoa aumentar 2 quilos de consumo por ano, significa um aumento de mais de 72 mil novos postos de trabalho e mais de 14 mil qualificações. Outra linha que precisamos melhorar é estimular capacitação dos suinocultores e novos empreendedores a trabalhar com embutidos. Pois estes produtos, como diversos tipos de salame e linguiça e outros, o pequeno produtor tem condições de produzir e agregar valor,” afirmou.

Participaram ainda do evento representantes da Ampa, Aprosoja, Acrimat, Conselho Regional de Medicina Veterinária, Setas, Senar, Famato, Seder, Sicredi, Mapa, Governo do Estado, ABCS, Associação dos Engenheiros Agrônomos, lideranças políticas, suinocultores, empresários e entidade ligadas ao segmento.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet