Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Pecuária

Pingos nos ‘is’

Acrismat desenha programa com objetivo de desenvolver e organizar suinocultura em MT

02 Fev 2014 - 16:12

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Ilustração

Acrismat desenha programa com objetivo de desenvolver e organizar suinocultura em MT
A Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) está desenhando um programa – cuja primeira proposta deve ser apresentada em torno de 30 dias – que objetiva desenvolver e organizar a atividade de suinocultura no Estado.

O programa, segundo informa a Acrismat, deverá englobar questões como defesa sanitária, consumo, comercialização da carne suína em feiras livres, estímulo a novos suinocultores e capacitação.

Leia também:
Abate de suínos em Mato Grosso tem recuo de 11% no trimestre
Acrismat considera indevido aumento de preço de pauta e solicita que Sefaz reconsidere

O projeto é uma parceria entre a Acrismat e a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá. A participação do poder público municipal é vista como fundamental para o setor, segundo afirma o diretor executivo da associação, Custódio Rodrigues.

“Esse programa vem alicerçar uma questão muito importante que é a de organização do setor. Temos pequenos produtores na área rural de Cuiabá, e eles precisam ser capacitados, especialmente com relação à questão sanitária. Precisamos garantir que o alimento que chega à população seja de qualidade”, disse Custódio.

O programa deve fazer um trabalho voltado tanto para o produtor como para a comercialização da carne suína em Cuiabá. Inicialmente, será realizado um cadastro dos suinocultores, identificando problemas principalmente de ordem sanitária e convidando-os para um processo de qualificação através de cursos.

A intenção é que as propriedades localizadas principalmente na área rural de Cuiabá tenham um cronograma de adequação aos requisitos previstos na legislação para questões sanitárias, de saúde animal e de meio ambiente, em especial. As feiras livres e os mercados do Porto, da Miguel Sutil e do Verdão também devem receber ações do programa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet