Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

Agricultura

Adubo orgânico 100% vegetal tem preparo simples e não requer grande estrutura; vídeo ensina

06 Jan 2014 - 11:48

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Reprodução

Adubo orgânico 100% vegetal tem preparo simples e não requer grande estrutura; vídeo ensina
Um vídeo publicado recentemente pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) ensina a fabricar um adubo orgânico que, ao contrário da maioria, é 100% vegetal. Este adubo é considerado pela instituição como muito simples em sua forma de preparo, além de não requerer grandes investimentos em estrutura.

Em 15 minutos de vídeo, os interessados podem aprender conceitos e acompanhar o passo a passo da produção, que pode ser realizada a céu aberto, apenas com a utilização de lonas sobre o solo para evitar contato dos substratos com a terra.

Leia também:
Acúmulo de chuvas no centro-oeste deve ficar abaixo da média para período, aponta Conab
Agronegócio lidera recordes de exportações brasileiras em 2013; soja em grão encabeça ranking

De acordo com a Embrapa, os adubos orgânicos, em sua maioria, usam esterco bovino e cama de aviário em sua composição, o que, além de custo elevado e dificuldade de obtenção, pode gerar problemas de contaminação química e biológica.

O desenvolvimento da tecnologia do adubo 100% vegetal foi feito pela Embrapa Agrobiologia, com sede no Rio de Janeiro. O vídeo também conta com a participação da UFRRJ e Pesagro-Rio.

Pela simplicidade e baixo custo, o adubo pode ser feito tanto em grande escala quanto produzido em mínimas quantidades por pequenos produtores, já que não requer investimentos em infraestrutura.

Confira o vídeo:


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet