Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Geral

tristeza em Suiá

Morre de enfarto mais um agricultor desalojado de Suiá Missú; é a 25ª vítima oficial

Foto: Reprodução

Povo de Suiá Missú é exemplo de falta de compromisso com os homens e mulheres do campo

Povo de Suiá Missú é exemplo de falta de compromisso com os homens e mulheres do campo

Morreu na manhã quarta-feira (9.10) mais uma vítima da desintrusão da gleba Suiá Missú, na região do Araguaia. Um senhor conhecido como Boquinha, de 68 anos, sofreu um ataque cardíaco enquanto dirigia seu carro ao lado da esposa momentos depois de passar pela região conhecida como Posto da Mata.


Esta é a 25ª morte de agricultor vítima do processo movido pela União para transformar a gleba na reserva indígena xavante Maraiwatséde.

Leia mais:
“Estão tentando a extinção do pequeno produtor rural”, lamenta atingida por Suiá Missú
Cidade sitiada, moradores presos e uma reserva à vista: Luciara repete Suiá-Missú

De acordo com o presidente da Associação dos Produtores Rurais de Suiá Missú (Aprosum), Sebastião Prado, Boquinha era proprietário de duas casas na região que foi desalojada pela Força Nacional de segurança.

“Ele passou pelo local, viu as duas casas destruídas. Continuou dirigindo e depois de meia hora, passou mal, teve um ataque cardíaco e não resistiu”, disse às lágrimas logo após receber a notícia pelo telefone.

Segundo ele, desde a desintrusão, ocorrida em dezembro passado, oito pessoas cometeram suicídio, "a maioria por enforcamento”.

Parlamentares da Comissão de Agricultura da Câmara lamentaram o ocorrido. Eles tentam nesta semana instalar a Comissão Especial da PEC 215 que vai debater a possibilidade de delegar ao Congresso a prerrogativa de homologar as terras demarcadas pela Funai.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet