Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Logística

Logística

Amaggi e Bunge estreiam Unitapajós e devem escoar 2 milhões de t este ano na rota Tapajós-Amazonas

02 Mai 2014 - 08:56

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Assessoria

Amaggi e Bunge estreiam Unitapajós e devem escoar 2 milhões de t este ano na rota Tapajós-Amazonas
Está concedida desde o início deste ano a autorização de navegação regular da Unitapajós – Navegações Unidas Tapajós Ltda. – uma joint venture de duas grandes empresas do setor de agronegócios, a mato-grossense Amaggi e a multinacional Bunge. A previsão é que, somente este ano, sejam escoadas 2 milhões de toneladas de grãos.

Segundo informa a Amaggi, para 2014 a frota é de 50 barcaças e dois empurradores de 6 mil HP a diesel elétrico. Já em 2015 a capacidade máxima deverá ser atingida, 4 milhões de toneladas de grãos, com a incorporação de mais 40 barcaças e mais um empurrador de 6 mil HP.

Leia também:
Câmara aprova aumento de tempo de rodagem para 5,5 horas
Valec descarta entregar ferrovias às Tradings e mantém modelo de concessão aberta

A Unitapajós nasceu com o propósito de possibilitar o escoamento de grãos através de um importante corredor intermodal, uma nova rota, a Tapajós-Amazonas, localizada entre os municípios paraenses de Itaituba e Barcarena.

Esta é uma nova opção de transporte e visa ser alternativa aos portos do Sul e Sudeste do país, que acabam ficando muito congestionados, o que tem causado problemas ao setor.

Segundo a Amaggi, os grãos saem das fazendas e armazéns da região Médio-Norte de Mato Grosso e seguem de caminhão ou carreta pela BR-163, até o terminal de trasbordo de Miritituba, distrito de Itaituba. De lá, as embarcações seguem até o município de Barcarena, onde o produto é transferido para navios para Europa e Ásia.

Todas as barcaças são equipadas com uma cobertura rígida exclusiva, de alumínio, projetada pela Amaggi e desenvolvida por um fabricante da Bélgica, uma tecnologia nova no Brasil que proporciona maior segurança e qualidade.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet