Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

EMERGENCIAL

Aprosoja pede que Ministério fiscalize qualidade das sementes vendidas em Mato Grosso

Foto: Aprosoja-MT

Aprosoja pede que Ministério fiscalize qualidade das sementes vendidas em Mato Grosso
A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) protocolou no último dia 13 de novembro um ofício solicitando ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que averigue, em uma fiscalização emergencial, a qualidade da semente de soja comercializada aos produtores de Mato Grosso. O pedido da Associação ao Ministério vem de encontro ao grande número de reclamações recebidas desde a safra 2013/2014.

Conforme o presidente da Aprosoja-MT, Ricardo Tomczyk, são constantes os relatos de produtores quanto a qualidade e o baixo desempenho das sementes. "Algo precisa ser feito, pois os produtores, que são consumidores, estão tendo prejuízos”.

Leia mais
Plantio da soja avança 17,2 p.p. em Mato Grosso, mas segue atrasado
“O Brasil está exportando fábricas e empregos, além da soja em grão”, declara o presidente da Abiove

O ofício protocolado e encaminhado ao Ministério da Agricultura, segundo a Aprosoja-MT, relata a queda na qualidade das sementes. A entidade pontua ainda que 26,36% das amostras de sementes coletadas e analisadas durante o Circuito Tecnológico de 2013 estavam abaixo do índice tolerado quanto ao aspecto de germinação.

A Aprosoja-MT ainda solicitou que "uma fiscalização especial extraordinária" seja realizada no que diz respeito a safra de soja já para 2015/2016, estipulando que a fiscalização seja realizada em agosto de 2015 na produção de sementes em geral, ou seja, tanto nas sementes produzidas em Mato Grosso quanto em outros estados que abastecem o mercado mato-grossense.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet