Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Jurídico

Tecnologia falha

Com respostas inconclusivas, Aprosoja segue com diálogos sobre milho Bt e pode levar caso à justiça

21 Ago 2014 - 08:00

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Reprodução/Internet

Com respostas inconclusivas, Aprosoja segue com diálogos sobre milho Bt e pode levar caso à justiça
Após notificar extrajudicialmente 4 multinacionais sobre ineficiência de tecnologia transgênica de milho Bt, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) recebeu respostas inconclusivas de 3 delas e deverá pressionar o diálogo no sentido de firmar um acordo.

Segundo o gerente da Comissão de Política Agrícola da entidade, Frederico Azevedo, as respostas estão sendo analisadas e, caso neste próximo momento o diálogo não avance e nenhum acordo satisfatório seja firmado, a Aprosoja-MT irá levar o caso à esfera jurídica.

Das multinacionais notificadas, Dow, Syngenta, Monsanto e DuPont, as 3 primeiras já enviaram respostas sobre a notificação e a comissão jurídica da associação ainda aguarda o posicionamento da DuPont.

Leia também: 
Aprosoja-MT notifica quatro grandes multinacionais por ineficiência do milho Bt

Multinacionais avaliam notificação da Aprosoja-MT quanto ao milho Bt; Atualizada

A editoria do Agro Olhar entrou em contato com as empresas e a DuPont alegou não ter recebido a notificação. No entanto, Frederico afirma que todas receberam o documento, o que pode ser comprovado por avisos de recebimento assinados.

O gerente da comissão ressalta que o diálogo não deve se estender por muito tempo, pois o problema é uma reivindicação das bases, vem do campo, onde muitos produtores tiveram prejuízos na safra 2013/2014 de milho Bt.

“A ineficiência da tecnologia trouxe perda da produtividade e também gerou mais perdas financeiras com o custo extra de defensivos que tiveram de ser adquiridos fora do planejamento”, afirma Frederico.

Ele também reforça que a Aprosoja-MT tem informações, provas e laudos técnicos que comprovam a perda de eficiência da tecnologia com segurança, e que o problema não ocorreu apenas em Mato Grosso, mas em outros estados também.

Monsanto

Em resposta à solicitação da editoria do Agro Olhar, a Monsanto alegou que “Cada tecnologia Bt proporciona níveis específicos de controle de diferentes pragas e são posicionadas de acordo com as características dos genes ou combinação deles presentes nos produtos. Este posicionamento é feito com base em resultados de criteriosos estudos científicos desenvolvidos antes do seu lançamento comercial.

A preservação e a sustentabilidade das tecnologias Bt demandam o cumprimento das recomendações de Manejo Integrado de Pragas (MIP) e de Manejo de Resistência de Insetos, que contempla o plantio das áreas de refúgio.

A Monsanto sempre esteve ao lado do produtor rural orientando quanto à adoção das melhores práticas de manejo, inclusive, incentivando o plantio do refúgio em todo o território nacional.”


O caso

No final de julho, a Aprosoja-MT notificou extrajudicialmente as multinacionais Monsanto, DuPont, Dow e Syngenta pela ineficiência de tecnologia transgênica de milho Bt. A biotecnologia prometia resistência a lagartas, o que não foi comprovado nas lavouras de milho em Mato Grosso. Devido ao ataque de lagartas, os produtores registraram um gasto a mais com aplicações de inseticidas de R$ 120 por hectare, segundo cálculos do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet