Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política

efetivo reduzido

Aprovados em concurso para fiscal federais agropecuário reivindicam contratação no Mapa

Foto: Reprodução/Internet

Fiscais fizeram greve ano passado para denunciar

Fiscais fizeram greve ano passado para denunciar

Integrantes da Comissão Nacional dos Candidatos Excedentes do Cargo de Fiscal Federal Agropecuário do Concurso MAPA/2014 exigem dos ministérios da Agricultura e do Planejamento o aproveitamento dos aprovados no certame realizado em maio deste ano.

O grupo reuniu-se há duas semanas, em Brasília, com o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), José Gerardo Fontelles, para pedir providências e alertar sobre os riscos da falta de fiscais agropecuários.

Leia também
Moradores de Novo Mundo bloqueiam MT-419 em busca de segurança
Fiscais agropecuários de MT entram em estado de greve

Segundo o grupo, documentos oriundos do Departamento de Recursos Humanos do Mapa atestam a existência de 2.169 vagas, com o alerta de que 4.413 servidores (aproximadamente 45% do quadro) estão recebendo abono de permanência, ou seja, já completaram o tempo exigido pela legislação e podem se aposentar a qualquer momento.

De acordo com o deputado federal Valtenir Pereira (PROS), que participou do encontro, os 3.644 cargos existentes para Fiscal Federal Agropecuário, cerca de 885 estão vagos e podem ser preenchidos imediatamente pelos aprovados no último concurso.

“Não se justifica perder essa janela de oportunidade. O Ministério da Agricultura não precisa fazer um novo concurso. Basta prover essas vagas com os candidatos já aprovados. Fazer um novo concurso é jogar dinheiro fora e não atende ao interesse público. A falta de fiscais federais poderá trazer enormes prejuízos ao setor agropecuário e à saúde da população. O Brasil poderá ter questionamentos sobre a qualidade dos produtos que exporta, inclusive com fechamento de mercados importadores,” enfatizou o deputado.

O secretário-executivo ponderou que a limitação de chamamento de candidatos obedece a critérios estabelecidos pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e está condicionado, segundo o secretário, à disponibilidade orçamentária. De acordo com a assessoria do deputado Valtenir, Fontelles compromete-se a solicitar ao ministro Neri Gellerpara que interceda junto ao Planejamento defendendo a necessidade de prover integralmente os cargos vagos. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet