Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

ANÁLISE

Brasil pode se beneficiar com ‘crise mundial da gripe aviária’ prevista para 2015, prevê Rabobank

O analista afirma que o fluxo de comércio global de carne de frango vai mudar significativamente e o Brasil é o ‘grande vencedor’, reforçando a sua posição de exportação para a Rússia e capturando as quotas de mercado de exportação dos EUA e da UE

Foto: Imagem ilustrativa

Brasil pode se beneficiar com ‘crise mundial da gripe aviária’ prevista para 2015, prevê Rabobank
Os avicultores brasileiros poderão ser beneficiados com uma provável ‘crise mundial da gripe aviária’ prevista para ocorrer em 2015, segundo artigo feito pelo analista Nan-Dirk Mulder, diretor de commodities do Rabobank (maior banco cooperativo do setor de alimentos e agronegócio do mundo), e publicado nesta terça-feira (16). O documento é denominado de “Rabobank Poultry Quarterly 2014: Gripe aviária pode sacudir 2015”.

Conforme os estudos do analista do banco, que é sediado na Holanda, regiões afetadas por surtos de gripe aviária, como a União Europeia e Canadá, vão sofrer perda de mercados de exportação e isso vai afetar os preços locais. “Apesar disso, as perspectivas para 2015 para regiões não afetadas, como o Brasil e os EUA, continuam forte”, prospecta o diretor do Rabobank.

Leia mais
Sorriso é o principal produtor de peixe nacional com 21,5 mil toneladas
Embargo dos EUS à Rússia abre grande janela para Brasil exportar carnes

Assegura Mulder que os dois países poderiam se beneficiar de condições de mercado otimistas em curso, como a forte demanda, baixos custos de alimentação e de concorrentes altos preços da carne bovina e, portanto, capturar uma quota de mercado de exportação da UE e do Canadá.

"Uma das principais preocupações para 2015 é a propagação da gripe aviária, que se tornou uma questão global nos últimos meses. Várias cepas da gripe aviária já são endêmicas em várias partes da Ásia e no México, e a doença está cada vez mais se espalhando globalmente através das aves selvagens", explicou Nan-Dirk.

Aduz o executivo que a pressão do vírus da gripe aviária se tornará uma questão global para a indústria após novos surtos de gripe aviária de alta patogenicidade na UE, Canadá, Índia e Egito. “As regiões afetadas, portanto, continuam a sofrer com os danos econômicos e mercados de exportação serão perdidos com os preços locais mais baixos”.

Nan-Dirk Mulder dá ‘musculatura’ às vantagens que o Brasil poderá ter com esse cenário, lembrando-se das restrições ao comércio, ou seja, proibição da Rússia à importação de carne de frango dos EUA e da União Europeia. “Isso vai levar a curso recorde dos preços elevados e margens na Rússia”.

O analista finaliza o artigo afirmando que o fluxo de comércio global vai mudar significativamente e o Brasil é o ‘grande vencedor’, reforçando a sua posição de exportação para a Rússia e capturando as quotas de mercado de exportação dos EUA e da UE. “O país é relativamente seguro de surtos de gripe aviária devido à sua localização mais isolada dos pássaros migrando rotas da Ásia”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet