Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Logística

RONCO DOS BRUTOS

Caminhoneiros ganham apoio das Frentes Parlamentares FPA e Translog

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Caminhoneiros ganham apoio das Frentes Parlamentares FPA e Translog
Os caminhoneiros mato-grossenses e do Brasil ganharam apoio da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA) e da recém criada Frente Parlamentar Mista de Transporte e Logística (Translog). Segundo os transportadores, o primeiro item da defesa da categoria do transporte de carga por parte das Frentes Parlamentares, em especial da Translog, é a redução do preço do óleo diesel.

Segundo o representante dos empresários do setor de cargas e dos caminhoneiros autônomos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Gilson Baitaca, representantes do setor do transporte de cargas reuniram na manhã desta terça-feira (03) com parlamentares que compõe a FPA e Translog, onde se apresentou a pauta de reivindicações.

Leia mais:
Paralisação de caminhoneiros tem ‘trégua’ até dia 10 quando nova rodada de negociação deve ocorrer
Dilma Rousseff sanciona Lei dos Caminhoneiros sem vetos e cumpre uma das propostas

Em entrevista ao Agro Olhar, Gilson Baitaca, que está em Brasília (DF), comentou que o primeiro item de defesa da Frente Parlamentar Mista de Transporte e Logística (Translog), presidida pelo deputado federal do Rio Grande do Sul, Covatti Filho (PP), é a redução do preço do óleo diesel. “Este é apenas um item da pauta em nossa defesa desta nova Frente Parlamentar, que engloba as reivindicações da categoria”.

A Translog foi criada no último dia 24 de fevereiro e tem como representantes de Mato Grosso os deputados federais Fábio Garcia (PSB-MT), Valtenir Pereira (Pros-MT), Ságuas Moraes (PT-MT) e Ezequiel Fonseca (PP-MT).

Ministro Miguel Rossetto

De acordo com Gilson Baitaca, uma nova reunião com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, está prevista para tarde desta terça-feira (03). A audiência desta tarde será com os representantes da Região Sul, contudo como as pautas de reivindicações são semelhantes às de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul os representantes dos dois Estados da Região Centro-Oeste irão participar.

Um dos pontos a ser tocado durante a reunião desta tarde trata-se da prorrogação da carência por 12 meses para todos os financiamentos do BNDES Finame e Programa BNDES de Financiamento a Caminhoneiros (BNDES Pro-caminhoneiro). Segundo Gilson Baitaca, o governo quer restringir a prorrogação da carência do financiamento para quem tem faturamento anual de até R$ 2,4 milhões anuais.

“Queremos a prorrogação para até três conjuntos, para todos os tamanhos de empresas do setor, ou seja, do autônomo até o grande empresário, pois alguns possuem mais de um negócio no mesmo CPNJ, o que impede que se enquadrem. O governo federal tem de ver isso também”, comentou ao Agro Olhar.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet