Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

TIPIFICIDADE

Caso da Vaca Louca é apontado como atípico, revela laudo final

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Caso da Vaca Louca é apontado como atípico, revela laudo final
O laudo final do caso do 'Mal da Vaca Louca' em Mato Grosso foi considerado atípico, conforme resultado de exame de tipificidade, "apesar de não haver um diagnóstico conclusivo que possa ser usado para classificá-lo de forma inequívoca até o momento", revela nota divulgada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A conclusão é do laboratório oficial da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Weybridge, no Reino Unido.

"Para o laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), todos os dados disponíveis sobre esta situação apoiam o entendimento de se tratar de um caso atípico", de acordo com nota do Mapa.

Leia também
Embargo à carne bovina é pretexto comercial, diz presidente da Famato
Mapa adota procedimentos de defesa e inicia negociação com Egito e Peru para reverter embargo

Na avaliação do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, o resultado de atípico para o caso é favorável ao desdobramento das ações feitas quanto ao caso pelo próprio Ministério e pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT). Todas as ações previstas em protocolos do Brasil e do exterior foram seguidos à risca, lembrando que tomamos ainda cuidados extras, como exames para EEB em 49 bovinos contemporâneos ao caso atípico em questão, que culminaram com resultados negativos, como era de se esperar. Isso demonstra a capacidade de resposta rápida do serviço veterinário oficial brasileiro, corroborando os elogios internacionais que o país vem recebendo em relação ao tratamento do caso e demonstrando o compromisso brasileiro ao consumidor nacional e internacional", diz o ministro na nota.

O caso foi registrado em 19 de abril em uma fêmea de 12 anos de uma propriedade de Porto Esperidião. Contudo, os distúrbios neurológicos se manifestaram em um frigorífico em São José dos Quatro Marcos.

Na quarta-feira (7) o Peru anunciou embargo à carne brasileira por 180 dias e nesta sexta-feira (09) foi à vez do Egito, também por 180 dias, entretanto embargou apenas a carne de Mato Grosso. Os embargos ocorreram mesmo a OIE mantendo como insignificante o risco da sanidade animal.

No dia 26 de abril 49 animais que tiveram contato com a fêmea foram descartados e incinerados. Eles tiveram o resultado laboratorial negativo para o caso do Mal da Vaca Louca.

Confira aqui nota do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet