Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Agricultura

ATRASO NA ENTREGA

Cerca de 60% do Premium do Pepro 2013 já foi pago, afirma Conab

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Cerca de 60% do Premium do Pepro 2013 já foi pago, afirma Conab
Aproximadamente 60% do Premium do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) do milho, referente à safra 2012/2013, já foi pago aos produtores brasileiros que participaram dos leilões em 2013. Atraso para pagamento é decorrente a demora para a análise dos documentos entregues pelos produtores e corretoras, visto alguns terem chegado à Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) com atraso ou com falta de documentação.

Tais pontos foram discutidos no "Encontro de Pepro 2014", realizado pela Conab em Mato Grosso na tarde desta sexta-feira (22), em Cuiabá.

Conforme o gerente de operações da Conab-MT, Diogo Néia Eberardht, durante explicação aos produtores de milho, ainda está-se analisando processos entregues em março. Entre as dificuldades encontradas pela Conab-MT na hora da averiguação dos documentos constatou-se que alguns continham notas fiscais e DANFES em duplicidade, “dactes” inconsistentes com a operação/escoamento, organização de documento errada, prazo de entrega estourado, entre outros.

Leia também
Leilão do Pepro dia 28 tem 82,8% do milho proveniente de MT
MT tem apenas 808 mil t de milho leiloadas no Pepro; Nordeste vendeu apenas 8%

“Por mês cerca de 200 processos com problemas são analisados. A Conab pede aos produtores que eles cobrem as tradings e corretoras para que passem os documentos o quanto antes para eles e assim possam nos entregar dentro do prazo. Estamos fazendo o possível para melhor o ritmo de avaliações”, comentou o gerente de operações da Conab-MT.

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) vê que a questão está caminhando, tanto que monitora o andamento das análises, de acordo com o coordenação da Comissão de Política Agrícolas da entidade, Adolfo Petry. “O que os produtores querem é que seja criada uma plataforma on-line para que possam olhar o status de seu processo. Hoje, não conseguem acompanhar por isso”.

Segundo Petry, o Pepro é uma subvenção criada pelo governo federal para compensar o produtor pela falta de infraestrutura e custo com logística. Ele salienta que o setor espera que novos leilões sejam realizados.

No dia 20 de agosto das 900 mil toneladas de milho ofertadas de Mato Grosso no primeiro leilão do Pepro 2014 para o milho safra 2013/2014 foram comercializadas 808 mil toneladas. A Conab divulgou na quinta-feira (21) um novo edital com 1,450 milhão de toneladas de milho de Mato Grosso, ao todo são 1,750 milhão de toneladas incluindo Mato Grosso do Sul, Goiás, Oeste da Bahia, Sul do Maranhão e do Sul do Piauí.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet