Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 14 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

dezembro a fevereiro

Acúmulo de chuvas no centro-oeste deve ficar abaixo da média para período, aponta Conab

Foto: Agro Olhar

MT não deve ter chuvas muto acumuladas para plantio da primeira safra

MT não deve ter chuvas muto acumuladas para plantio da primeira safra

Em grande parte das regiões centro-oeste e sudeste, os modelos climáticos indicam uma maior probabilidade de que o acumulado de chuvas fique abaixo ou dentro da faixa normal para o trimestre de dezembro, janeiro e fevereiro. A projeção faz parte do terceiro levantamento da safra de grãos 2013/20134 divulgados em dezembro pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).


Contudo, segundo o levantamento, por se tratar de um período bastante chuvoso, deve ser registrada a ocorrência de dias consecutivos com chuvas intensas intercaladas por períodos de pouca precipitação.

Leia mais:
Meteorologia alerta para impacto de muita chuva ou seca nas lavouras de soja do país
Clima e preços externos tornaram 2012 desfavorável à pecuária, diz IBGE

Os dados observados de chuva indicam que na maior parte do território nacional, os acumulados estiveram próximos ou acima da média de cada localidade.

No centro-oeste e sudeste, os desvios foram acentuados em Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul, centro-sul de Goiás, norte do Espírito Santo e sul de Minas Gerais.

No centro-norte mineiro as chuvas ficaram abaixo da média na maioria das localidades. Na região sul, os volumes foram maiores no Rio Grande do Sul, com desvios que ultrapassam 80mm; enquanto nos demais estados, os acumulados de chuva estiveram próximos à média ou abaixo em algumas localidades.

Na nova fronteira agrícola do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), de uma forma geral, os acumulados ficaram próximos à média histórica, porém, em Balsas (MA), o acumulado foi de 350 mm, bem acima dos 107 mm de sua média.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet